AGENDA CULTURAL

27.12.19

Você é solidário ou caridoso? - Alberto Consolaro

Caridade e solidariedade são atitudes lindas, mas muito diferentes!
 Caridade é doar para o desamparado, doente, faminto, dependentes e desorientados! Solidariedade é dividir, compartilhar e participar incorporando o outro, trazendo-o para si! A caridade é uma atitude vertical, de cima para baixo, enquanto a solidariedade representa um ato horizontal e implica em abraçar, agregar e participar.
Inquieta-nos quando alguém pergunta o que é desapego. O exemplo “prático” mais dado de desapego é: - “no final do ano, pego tudo que não uso mais em casa, como roupas, calçados e outras coisas e dou para alguém ou uma instituição que faz campanha de solidariedade! “ Acho fantástico ter consciência do que fazemos, mas estas campanhas de solidariedade são ações de caridade, doação e distribuição de bens recebidos.
Desapego não é doar o que você não quer ou não usa mais! Desapego é dar o que você ainda usa, acha bonito e ainda gostaria de ter como seu. Doar os produtos que ainda lhe tem serventia, isto sim é o verdadeiro desapego! Com ou sem desapego, a caridade é uma ação muito boa, socialmente necessária e deve ser muito valorizada. Certas religiões deixam bem claro que “sem caridade, não há salvação“, mas a caridade tem que ser distinta de solidariedade! Dar uma “Cesta de Natal” para uma família é ser caridoso, mas não é ser solidário!
SOLIDARIEDADE
Ser solidário dá muito mais trabalho, requer doar tempo e dedicação, requer comprometimento pessoal e afetivo! A solidariedade é mais ativa, participativa e nos leva a entender melhor a causa da necessidade do carente e também de estímulo, carinho e amor. Precisamos entender a solidariedade para que possamos exercê-la no dia a dia e vencer o contrário dela que é o egoísmo!
Uma curiosidade: a solidariedade na alegria é rara! As pessoas não conseguem ser solidárias nos momentos de sucesso, alegria, dinheiro e nas conquistas do outro e soltam frases como: 1. Cuidado, depois de muita alegria, vem a tristeza! 2. Ter dinheiro dá muito trabalho e inveja, as pessoas vão te pedir coisas e nunca mais terás sossego! 3. Este carro é muito bom, mas a manutenção e o seguro são muito caros. O preço não é justo. 4. Agora com este cargo, todo muito vai querer te derrubar! 5. Você vai ver o imposto que vai pagar! 6. Terás agora um monte de falsos amigos e parentes não te largarão! 7. Os parceiros vão querer apenas seu dinheiro! E no final encenam: - digo isto por que quero seu bem!
REFLEXAO FINAL
Na alegria, a maioria das pessoas não se empolgam e nem se solidarizam com o sucesso alheio, já na morte, derrota e tristeza se derramam em chorar com você. Talvez porque pensam silenciosamente: você agora é do meu time de sofredores e será menos uma para concorrer comigo! E no espelho talvez digam: - não sou só eu que tenho problemas, derrotas e frustrações!
Raros são os solidários na alegria. Seja um deles, tem alegria para todo mundo! Feliz Natal.

 Alberto Consolaro – Professor Titular da USP - FOB Bauru-SP


Observatório

SEMPRE 1 – A aprendizagem, a sede de saber, o olhar curioso e a vontade de absorver novos conhecimentos são atitudes fundamentais para uma vida longeva com qualidade de vida. Foi o destaque de Jorge Nasser no XIV Fórum da Longevidade promovido pelo Bradesco e Estúdio Folha.

SEMPRE 2 – Tudo é uma questão de atitude, de estar aberto para a vida, para continuar aprendendo. E não é só aprender fazendo um curso, é apreender no dia a dia. Foi o destaque do médico gerontólogo Alexandre Kalache no mesmo fórum que teve como lema a “Aprendizagem ao longo da vida”.

SEMPRE 3 – Temos muito a aprender e uma vida toda para aprimorar esse conhecimento. Porque a aprendizagem é, sim, um processo contínuo, que deve se estender ao longo de toda a vida. Destacou Vinicius Albernaz presidente da Bradesco Seguros no discurso de abertura do evento!

O QUE É IDADE?
Viviane Mosé, filósofa: É muito mais do que o tempo de vida do corpo e registro da carteira de identidade. Idade é nossa história que cresce com a gente e transforma a vida em um grande valor. Viver é digerir o mundo e não reproduzir o que está aí. A vida é um grande aprendizado! 


Nenhum comentário: