AGENDA CULTURAL

19.2.20

Morreu sem estresse, pescando numa segunda-feira

Regionalpress
Foto de Masaharu Ameko em destaque

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Masaharu Ameko, homônimo do mestre  Masaharu Taniguchi da Seicho-no-IE (Lar do Progredir Infinito). Os três irmãos foram pescar em plena segunda-feira, todos aposentados, mas dois deles voltaram mortos. 


A minha admiração pela união da irmandade; apesar de idosos, como três crianças, foram brincar. Certamente, rezaram muito para a Nossa Senhora da Boa Morte. Dentre eles, Masaharu. Fica aí a velha lição, a vida é um sopro.

Ameko era meu colega de magistério e vivemos mais intensamente na política araçatubense, quando fomos vereadores da 9a. Legislatura da Câmara Municipal de Araçatuba. Dentre 19 vereadores, havia dois nisseis: Masaharu Ameko e Nilo Ikeda.

Tivemos alguns entrevero na tribuna do legislativo, mas nem por isso perdemos a amizade. Não era um amizadão, mas uma amizadinha de se trombar pelas ruas da cidade e relembrar o passado. Não importa a intensidade, não nos odiávamos, como está acontecendo hoje na política.

Conversando com o Juvenal Pazian pelo Messenger, relembramos que a família morava em Araçatuba desde antigamente na rua 14 de Julho (apenas um quarteirão) com a praça São Joaquim. Os meninos foram criados lá.

A origem da família era de Okinawa, um arquipélago japonês com mais de 150 ilhas e uma cultura diferente, inclusive a língua. Muito sol e praia, por isso as pessoas pareciam queimadas do sol.

Com o Paulo, que sobreviveu, tenho um relacionamento comercial, pois a carne  aqui de casa vinha da Caçulinha, lá do Mercado Municipal. O Joel, falecido também, era de Marília, com ele nunca tive relacionamento.

Aproveitarei para relembrar a 9a. Legislativa da Câmara Municipal de Araçatuba (17 vereadores): quem já foi em quem ainda está aí aporrinhando:

FALECIDOS: Eduardo Lois, o radialista Tuta, Nilo Ikeda, Valério Cambuy, Pedro Martinez de Souza (o Pereira), Valdir Nascimbene, Masaharu Ameko, Antônio Moretti

AINDA VIVOS: Írio Lanza, Lauriando Netão, Hélio Consolaro, Hélio Correa, Hélio Pereira de Souza, Rubens Arcieri, José Américo do Nascimento, Synésio de Oliveira Borges, Miguel Isique.

Prefeito: Sidney Cinti (falecido)
Válter Tinti (vivo)

Assim, relembrando o passado, homenageio postumamente Masaharu Ameko que morreu afogado nas águas do Rio Tietê, pescando. Sua vida não foi em vão.

LEIA A NOTÍCIA, CLICANDO AQUI 

2 comentários:

Maria zei disse...

Meus sentimentos à família e à você, companheiro Hélio, que era seu amigo.

Simone Leite Gava disse...

Pessoa maravilhosa! Que pena!
Beijos Simone Leite