AGENDA CULTURAL

24.4.20

Lavagem de dinheiro - Antônio Reis*

Em quarentena há 50 dias, tenho lido e relido livros, revistas e jornais. Descobri sites e blogs interessantes e outros, nem tanto. Ouvi de clássicas a sambas de roda, de jazz a alguma coisa de rock, do qual confesso, não sou fã. Caminhadas, só dentro do condomínio. Pagamento de boletos, apenas por aplicativos. Férias do emprego formal e outros compromissos profissionais executados de casa.

Essa tem sido minha rotina para, orgulhosamente, dar minha contribuição ao bem-estar da comunidade em momento tão delicado e atípico, jamais imaginado pelos ficcionistas mais férteis. Como toda rotina, cansa, estressa e em vários momentos é impossível evitar o baixo astral. No entanto, sinto, sem a menor vaidade, que meu isolamento tem muito de solidário, pois contribui para poupar a saúde e a vida de pessoas que nem sequer conheço. Assim exerço minha cidadania, só, calado e sobrevivendo do básico.

E por falar em básico, a alimentação. Para manter hábitos saudáveis, evito alimentação pronta, dessas entregues por jovens motoqueiros, transportadas em caixas térmicas amarradas nas costas, como se fossem mochilas. Assim, por alguns minutos deixo de ser eremita, abandono a caverna e vou ao santuário do consumismo: o supermercado. Máscara na cara, luvas de borracha, lista de compras e um sacolão para acondicionar a sobrevivência para ao menos 15 dias. 

Ao entrar no mercado imagino, pasmo e indignado, que apenas eu estou preocupado em evitar a extinção da espécie. A maioria sem máscaras, as marias-fuxico atualizando as “migas”, um velho pançudo pedindo ao açougueiro receita para preparar uma suculenta panceta (“dessas que a gente vê no Facebook”, exige), uma idosa, talvez septuagenária, que se justifica: “Deus é maior”.  Um corintiano com roupas raladas, sem nenhuma proteção, desdenhando da pandemia: “Se eu ficar doente é problema meu”. O vaivém parece o mesmo de meses atrás.

Lista de compras cumprida, retorno à caverna para prosseguir no isolamento. Passo horas higienizando a fechadura da porta, com banho e limpeza do piso. Água e sabão em fruta por fruta, legume por legume. Nos produtos embalados em plásticos, sacos impermeáveis ou vidros: água sanitária neles. Também limpo a carteira de couro e as chaves da porta. Lavo os óculos e jogo a roupa na lavadora. Tudo pela minha saúde e a dos meus semelhantes, até daqueles que não são tão semelhantes assim.
  
E o dinheiro do troco, que já passou por muitas mãos, talvez milhares em poucos dias? Água sanitária pode descolorir e as notas se desvalorizarem igual na inflação do Sarney. Ferro elétrico, como se fossem pequenas peças de tecido? E se eu lavar o dinheiro, será que a Farsa-Jato (aquela com sede em Curitiba, que elegeu um presidente e fez ministro da Justiça) virá atrás de mim? Dane-se, pois minha defesa está pronta. Direi que a lavagem de dinheiro tem como objetivo gratificar sem abalar a saúde do soldado e do cabo encarregados de fechar o STF.

(*) Jornalista e ativista do Grupo Experimental

da AAL

Nenhum comentário: