AGENDA CULTURAL

11.10.20

Zoster acima dos 40: vacine-se! - Alberto Consolaro

 


Ter Zoster depois dos 40 provoca dor e desconforto que ninguém merece! Vai ter Zoster quem não tomou vacina para Varicela ou se a imunidade contra o vírus acabou e precisa reforçar com novas doses. O menor risco de ter Zoster não vale a pena! Zoster é manifestação no adulto da Varicela na infância. “Varicela” por que se parecia com a perigosa “varíola” extinta em 1970. O outro nome é “Catapora” do tupi “tatapora” que significa pula e solta fogo. Do grego, “Zoster” significa cinto ou cinturão vermelho no abdome.

COMO?

Varicela e Zoster são provocadas pelo mesmo vírus V-Z. Na infância a Varicela tem febre com máculas (manchas) e pápulas pruriginosas (que coçam) nas quais aparecem bolhas com líquido transparente ou pus. Em dias as bolhas e pústulas secam, formam crostas que soltam e podem deixar cicatrizes. As manchas acometem a face, boca e couro cabeludo, depois tronco e membros. As crianças sentem desconforto, mas sem dor, a doença se auto resolve em 2 a 3 semanas, raramente se complica.

O vírus V-Z circula no ar e o contágio se faz por contato e inalação de gotículas de saliva (perdigotos) ao falar, respirar, tossir ou espirrar. Entram pela mucosa nasal, bucal, olhos e pele. Depois, o vírus fica latente nos nervos e gânglios neurais e a doença pode voltar apenas em uma região do corpo nas pessoas com mais de 40, quando apresentarem deficiência orgânica. Zoster também é conhecido como cobreiro, impingem, impigem e até impinge.

A deficiência orgânica associada pode ser estresse agudo pela morte de pessoa querida, decepção amorosa, doença debilitante como neoplasias malignas. Os anticorpos e células de defesa não entram nos nervos e gânglios neurais onde o vírus se esconde depois da Varicela, mas com a defesa diminuída, ele aproveita, multiplica-se e viaja de volta à pele por um nervo.

Apenas na região sensibilizada pelo nervo ocorrerão manchas vermelhas, vesículas e bolhas, além das crostas. O Zoster afeta apenas um lado do corpo e respeita a linha média, sendo mais comum na pele do tronco, mas também na cabeça e pescoço. Depois de algumas semanas desaparece e podem deixar marcas. No abdome, as lesões vão da linha média das costas até a região anterior como um cinturão unilateral.

INSUPORTÁVEL!

Os nervos com o vírus V-Z podem ter a estrutura alterada com sensibilidade diferente chamada de parestesia ou muita dor chamada de neuralgia. Não é uma dor qualquer, é quase insuportável, arde onde o Zoster vai aparecer em algumas semanas. A Neuralgia Pré-Zosteriana é dor “aparentemente” inexplicável, queima e é insuportável no local sem uma causa definida e este quadro leva a suspeitar de Zoster e adota-se a terapia antiviral imediatamente e o quadro clínico fica bem mais suave ou nem ocorre!

A dor apenas durante a doença se chama Neuralgia Zosteriana. Em outros pacientes, a dor só aparece depois que as lesões sumiram e pode ficar por tempo indefinido como Neuralgia Pós-Zosteriana. Nunca tripudiem com dores neurálgicas: é muito sofrimento. Se tem muitas drogas antivirais e analgésicos eficientes, assim como reparadores neurais, mas tem casos resistentes. A talidomida representa a última saída para a dor zosteriana. Incrível, nas crianças, Zoster não tem dor!

Acima dos 40, pode-se reforçar a memória do sistema de defesa e administrar-se a vacina para reduzir a chance de desenvolver o Zoster por uns sete anos! E mais: quem tem Zoster deve ficar esperto: a defesa está diminuída, uma checagem geral deve ser providenciada para descobrir se há algo errado no sistema. E ele pode voltar!

Cuide-se! Vacine-se!

 (Alberto Consolaro – professor titular
da USP - FOB Bauru-SP -
consolaro@uol.com.br 
 

 

Nenhum comentário: