AGENDA CULTURAL

11.10.20

Para Bolsonaro, torturar pessoas pode, maltratar animais é crime


Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

 "O presidente Jair Bolsonaro sancionou em  29/9/2020 a Lei 1.095/2019, que aumenta a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. 

Conforme a nova legislação, a pena agora vai de dois a cinco anos de prisão, além de multa e a proibição de guarda de novos bichos." (www.conjur.com.br)

"Sou a favor da tortura. Através do voto, você não muda nada no país. Tem que matar 30 mil" - frase de Jair Bolsonaro

Sob o comando do militar Ustra, a tortura não poupava nem as crianças. Ustra torturava mães e as exibia para seus filhos. Este é ídolo de Jair Bolsonaro. 

Quem é Ustra? Carlos Alberto Brilhante Ustra (1932-2015), também conhecido como Dr. Tibiriçá, foi um coronel do Exército Brasileiro, ex-chefe do DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna) em São Paulo, um dos órgãos encarregados da repressão a grupos de oposição a ditadura militar, especialmente “terroristas e esquerdopatas”. Devo ter conhecido este monstro, pois fiquei preso nesse lugar por 20 dias.

Não podemos permitir que maltrate os animais, mas também ser contra a tortura praticada por qualquer um, ainda mais por governos autoritários.

Há uma teoria que afirma ser o defensor dos animais uma pessoa civilizada, com certeza, defende também os direitos humanos. Se não houver essa lógica, o pensante é um psicopata. 

Seria como no conto "Negrinha", de Monteiro Lobato. A personagem, menina negra, escrava, é saco de pancada para aliviar os maus humores da excelente Dona Inácia. Essa mesma patroa tratasse bem os seus bichinhos de estimação. 

Com o Renascimento, fim da Idade Média, o teocentrismo deu lugar ao antropocentrismo. Deus não era um ser à parte, independente, mas ele passou a morar dentro de cada ser humano. Nem Deus ficou sabendo dessa mudança, porque foi uma evolução da humanidade,  de como as pessoas passaram a ver o seu Criador.

Atualmente, predomina o ecocentrismo: "se trata de uma linha política de filosofia ecológica que apresenta um sistema de valores centrado na natureza, em oposição ao antropocentrismo. Em dizeres amplos, onde o homem é membro da natureza, compondo assim em seu meio natural de valor equitativo aos animais". 

O ser humano veio à Terra para conviver com os demais habitantes e não como ser superior, que domina os outros a ferro e a fogo.  

Enquanto predominar a barbárie, o ser humano é torturado, Amazônia é incendiada, Pantanal vira carvão e a natureza é vista como nossa inimiga. E os cachorros são tratados a pontapés.   

Quem elogia torturador deveria ser preso

 

Nenhum comentário: