AGENDA CULTURAL

14.10.20

Cultivar o riso - Gervásio Antônio Consolaro


 O bom humor, quando genuíno, nos traz atitudes e pensamentos positivos. A pessoa se sente mais motivada, mais capaz, mais disposta, inclusive fisicamente, e com mais vontade de viver. Quem cultiva o sorriso também tem um risco menor de se autossabotar e de se prender a sentimentos negativos como a raiva, o rancor, o ódio e a angústia, assumindo uma postura e atitude mais leve e harmoniosa.

     Rodrigo Robleno, que já trabalhou em grande espetáculo com o Cirque Do Soleil, como o palhaço Viralata, tem como lema a seguinte máxima: “Somos alegres e sorrimos nas dificuldades”. Assim, ele encara os dias acreditando que tudo pode ter um lado risível e que se divertir em cada situação é a chave para driblar os obstáculos e não deixar o sorriso cair”.

     Assumindo uma postura mais aberta e menos agressiva, fica mais fácil perdoar todas as armadilhas do acaso e lidar com as falhas. Temos que aprender que não é tudo a ferro e fogo. E que a maioria das coisas que pensamos ser “o fim do mundo” não o são.

    Num de seus livros, o escritor britânico Oscar Wilde nos diz que “a vida é muito importante para ser levada a sério”. E nem precisamos pensar muito para concluir que levá-la de forma divertida é muito mais fácil e gostoso. Embora os momentos ruins estejam presentes no cotidiano mais do que gostaríamos, é bom lembrar que eles também não acontecem para todos ao mesmo tempo.  Isso, por si só, já é capaz de tornar o mundo um pouco mais leve e engraçado.

   “Não é estar rindo o tempo todo, mas encontrar um estado de tranquilidade serena”, aconselha Monja Coen.

     Por último, dizer que o importante, mesmo diante dos obstáculos, nunca deixemos de nos fazer questionamentos simples, como: Onde foi parar o meu bom humor? Onde foi que perdi a capacidade de rir da vida? Ou: Por que me irritar com isso se tudo é passageiro? Também ser mais tolerante e gentil com nossas imperfeições e falhas. Afinal rir é e sempre será o melhor remédio. 

Gervásio Antônio Consolaro, ex- delegado regional tributário do estado/SP, agente fiscal de rendas aposentado. Assessor executivo da Prefeitura de Araçatuba, administrador de empresas, contador, bacharel em Direito e pós-graduação em Direito Tributário. Curso de Gestão Pública Avançada pelo Amana Key e coach pela SBC.    

Nenhum comentário: