AGENDA CULTURAL

27.6.21

Bula para o final da pandemia! - Alberto Consolaro

Temos muitos vírus circulando entre nós: cuidado!

Em tempos de reflexão é um aprender, desaprender e reaprender constante para evoluirmos. O texto tem duas pílulas: a primeira para “sentimentos” na pandemia e a segunda para a parte “prática”. Eis a bula!

1.SENTIMENTOS

As pessoas admiráveis são aquelas que transformam o aprendizado em sabedoria. A dor sublima o homem! Pessoas que vivem intensamente, aprendem rápido e não demoram a colocar em prática as lições.

Prefiro aprender sempre, ainda que isto custe algumas escoriações no coração. Desta forma me sinto em paz e paz é uma sobremesa muito saborosa. Minha luta sempre foi para as pessoas ser livres e ajudar, singelamente, a construir um mundo melhor.

Uma fonte de paz é o respeito pelo outro. Depois de muitos anos, aprendi a não convencer as pessoas, pois pode ser uma falta de respeito. Descobri que José Saramago, Nobel de Literatura, havia expressado isto e fiquei muito feliz. Convencer e ganhar uma discussão é invadir o outro tal qual colonizar sua mente. O resultado do colonialismo foi trágico na maioria dos países.

Convencer o outro é invadir sua individualidade depondo contra sua autenticidade. Se sua ideia é boa e oportuna, fique tranquilo, ela terá uma força própria para que outros concordem, acolham e a aceite! Se não aceitarem, ela não era tão boa assim e, no mínimo, não era oportuna! E sigamos, sem brigas e frustrações.

2. PRÁTICA

Ainda não é hora de desmobilizar nosso esquema de proteção da pandemia. A rigor, ao atender as pessoas se deve ter muito mais cuidado agora para não se contaminar, do que no início da pandemia. Agora temos as variantes e um número muito maior de contaminados, ou seja, tem muito mais vírus circulando agora do que antes!

Depois de 21 dias da segunda dose da vacina, você pode dizer que está imunizado, mas não estará esterilizado. Imunizado é igual protegido, não é igual invencível. Esterilizado significaria sem qualquer microrganismo em seu corpo, o que é impossível. Em outras palavras, mesmo imunizado o seu corpo e vestimentas podem ter o vírus e repassá-los aos outros, inclusive pelas suas secreções, como a saliva.

Com a vacinação muito lenta, dá tempo ao vírus para se adaptar e ter mutações como alternativas para entrar no corpo de pessoas vacinadas. As pessoas vacinadas pegam ainda a doença quando ficam contatando muito com o vírus ao levar uma vida normal. Chega uma hora que ele consegue entrar e driblar o sistema imunológico, afinal são bilhões de vírus no ar! Variante significa aquele que varia ou modifica-se.

A imunidade oferecida pela doença e pela vacina varia entre 6 a 12 meses. Como a vacinação é lenta, quem já teve ou foi vacinado, muito em breve deverá tomar de novo. Isto vale para qualquer uma das vacinas.

Se 70% for vacinado, começa a ficar difícil para o vírus achar um corpo para parasitar e a circulação do vírus começa a diminuir. Quanto mais vacinados entre nós, menor o risco de pegarmos a doença. Poucos vacinados entre nós, não resolve muita coisa, nem mesmo individualmente.

REFLEXÃO FINAL

Na pandemia, ao dizer: se cuidem, na verdade estou a pedir: me protejam! A minha proteção depende das pessoas que me cercam e não de mim! 


Alberto Consolaro – professor titular da USP na FOB de Bauru-SP - consolaro@uol.com.br 

Nenhum comentário: