AGENDA CULTURAL

30.11.21

Carisma - caridade e compaixão - Gervásio Antônio Consolaro

 


Tenho certeza que depois da poeira dos tempos cobrir nossas cidades nós não seremos lembrados pelas vitórias ou derrotas em batalha ou na política, mas pela contribuição que fizemos ao espírito humano. John F. Kennedy

           Muitas pessoas acham que quando alcançam posições de importância, os outros devem servi-los e atender suas ordens. Essa é uma excelente maneira de afastar as pessoas de nós e reduzir nosso carisma. Se só focamos em nós mesmos, uma hora ou outra todo o foco se afastará de nós. Certos indivíduos talvez tentem obter nossa atenção, mas estão apenas querendo nosso dinheiro ou reconhecimento e não nos procurando devido a quem somos. Procurando o bem das outras pessoas, nos tornamos melhores. Quando tentamos encontrar maneiras de servir, aumentamos nosso bem-estar e nossa felicidade.

            Ter boa vontade é ter consideração e mostrar uma preocupação legítima pelos outros. Disse Aristóteles “Chamamos de amigos os que desejam nossa satisfação e os que sofrem quando acontecem coisas ruins.” Este tipo de preocupação e bondade significa ser perceptivo e atencioso. Significa ter considerações por aqueles que nos cercam. Seja sempre bem-educado em todos os seus encontros. Seja sempre cortês e mostre interesse genuíno pelos outros. Essa preocupação é o fundamento de todas as interações e cria um clima de carisma e reciprocidade. Você conquistará corações e e lealdade por meio da compaixão e boa vontade.

        Você demonstra boa vontade, foca o no positivo e sendo cauteloso com o negativo. Não seja rude ou exigente quando estiver lidando com pessoas, Lembre-se que há indivíduos muito sensíveis e que, às vezes, se sentem vulneráveis demais. Preste atenção nos seus atos e sempre demonstre aos seus ouvintes que está interessado no seu melhor. Jamais critique alguém se não for necessário, e procure as palavras certas. A crítica pode estragar seu relacionamento, destruir a conexão com a pessoa e prejudicar seu carisma. Sempre que faz alguém se sentir um idiota, você passa a ser visto como uma pessoa sem consideração, o que diminui em muito sua habilidade de influenciar. Em vez de criticar, encontre algo positivo e transmita boa vontade. Essa atitude aumentará sua aceitação e confiança.  Mostre  que você se importa e tem boa vontade, assim estará aumentando automaticamente seu carisma.

         Grande parte da boa vontade está na mentalidade de abundância, o estado mental que lhe permite doar algo sabendo que o universo irá recompensá-lo. Você não oferece algo para obter recompensa, você o faz porque é certo. Como disse o escritor Stephen Covey: “A mentalidade da abundância flui de uma sensação profunda de valor e segurança pessoal. É o paradigma de que existe muito no mundo, o bastante para todos...Expande possibilidades, opções, alternativas e criatividade”  

         Por fim, você sabe que doar seu tempo, dinheiro ou até suas habilidades não só é certo, como aumenta sua abundância, saúde, felicidade e carisma. Deixe para trás a mentalidade de escassez que a sociedade lhe deu e veja a abundância que o mundo tem a oferecer. Perceba que todos fazemos parte da mesma equipe humana e temos nossos pontos fortes e fracos. Sempre esteja disposto a compartilhar seus pontos fortes  e fracos e alguém virá ajudá-lo em suas fraquezas.

Gervásio Antônio Consolaro, diretor da AFRESP, ex-delegado regional tributário, auditor fiscal da receita estadual aposentado, formado em administração, ciências contábeis e bacharel em Direito. E-mail:  g.consolaro@yahoo.com.br 

Nenhum comentário: