AGENDA CULTURAL

14.8.22

A essência da universidade e a USP - Alberto Consolaro

Um dos sinos e campanários na USP em São Paulo como a chamar os cidadãos para usufruírem do saber acumulado!

Se não for assim, não é universidade! Cada parte da sociedade tem uma função, mas algumas entidades só elas podem e exercem uma determinada função. A essência de João é pensar, sentir e transcender. Só os humanos fazem isto, o que constitui sua essência, o porquê de sua existência histórica.

A essência da universidade é formar o cidadão que a frequenta, capacitando-o a analisar, observar, pensar, criticar e julgar para que possa, com propriedade, propor soluções, dar respostas e abrir portas para novas ideias e gerações. O indivíduo que passa pela verdadeira universidade acaba se formando profissional pelos métodos que se utilizou para aprender a ser um cidadão crítico, analítico, pensante e cético, sempre querendo aplicar o método científico em suas observações.

1 - FORMAR PROFISSIONAIS

Não é a essência da universidade. Ela forma profissionais também, mas a primeira meta é que seja um cidadão crítico, analítico, pensante e criativo. Muitas instituições formam profissionais, e muito bem, como colégios profissionalizantes, escolas de Sesi e Senac e muitas outras.

Se uma universidade se preocupa só em formar bons profissionais e não prioriza formar o cidadão crítico, analítico e pensante, ela cumprirá a missão de uma escola profissionalizante, como existem tantas outras, e a essência universitária não estará sendo cumprida.

2 - FAZER PESQUISAS

Tantas outras entidades fazem pesquisas como farmacêuticas, empresas, institutos de pesquisa, Embrapa e muitas outras. Na universidade as pesquisas servem para produzir o novo conhecimento, mas se faz pesquisas para servir à sua essência que é formar o cidadão analítico, crítico e pensante a partir de seus métodos, critérios, resultados e interpretações finais e conclusivas.

Se a pesquisa na universidade é só para apresentar resultados e propor o conhecimento novo, sem priorizar a formação cidadã do graduando e pós-graduando, esta universidade não cumpre a sua essência, comporta-se como uma empresa fomentadora de pesquisa para criar patentes e marcas registradas e ganhar o seu dinheiro licitamente.

3 - PRESTAR SERVIÇOS

Claro que não! Várias entidades prestam serviços na comunidade como igrejas, clubes de serviço, associações, Sesi, Senac e muitas outras. A preocupação delas é ajudar as pessoas a sobreviver e a viver dentro do seu contexto.

Já universidade presta os serviços sociais como assistência médica, odontológica e jurídica, além de consultoria e serviços para inúmeras áreas, como uma ferramenta para treinar o graduando e pós-graduando a ser crítico, analítico, pensante, observador e cético. Afinal, esta é a sua essência, pois serviços sociais outras entidades fazem e, muitas, de forma exemplar.

REFLEXÃO FINAL

A essência da universidade usa estas três ferramentas (pilares, modos, facetas, vertentes ou qualquer outro nome de identificá-las) para iniciar, treinar e formar o cidadão consciente, pleno, crítico e analítico, além de criativo e participativo. A universidade verdadeira recebe o jovem e o devolve à sociedade como um cidadão profissional formado para ele participar de sua vida comunitária plena com participação política, social, livre e questionadora.

Muitas universidades não cumprem seu papel. São escolas profissionalizantes ou colégios formadores de mão de obra para um mercado mais requintado, que assim se inserem na sociedade sem participar dela de forma crítica, analítica, pensante e questionadora! Tendem a ser profissionais mais passivos e manipuláveis.

A verdadeira universidade só existe em ambiente de muita liberdade ou então com muita resistência a uma forma opressora de autoritários estranhos a ela. A USP esta semana demonstrou, mais uma vez na história brasileira, que exerce plenamente a sua essência sempre que a sociedade a conclama para ser sua vanguarda e fazer o pensamento coletivo evoluir!  

Alberto Consolaro  

Professor Titular da USP  
FOB de Bauru
consolaro@uol.com.br  

Nenhum comentário: