AGENDA CULTURAL

24.8.06

Perereca arreganhada

Hélio Consolaro


Como dizia minha finada avó, nesse mundo há maluco para tudo. E quem não é maluco, não vive bem essa vida, por isso exerço minha loucura diariamente neste canto de página.

Não se assuste, caro leitor, há gente mais maluca do que este cronista que costuma ler tudo que lhe cai às mãos à procura de assunto para Entrelinhas.

Lendo a Agenda de Cultura e Turismo da Prefeitura de Araçatuba, deparo com um evento hilário: Concurso de Rãs e Pererecas de Araçatuba, promovido pela escola de samba Virada do Sol. Será no domingo, 27, a partir das 9h, na rua Oscar Rodrigues Alves, 295.

Na hora em que li isso na agenda cultural, caí na gargalhada. Pensei na música “Perereca da Vizinha”, de Dercy Gonçalves, carnaval de 1965. Pererecas peludas, peladas e de vários tipos. A escolha da perereca mais sensual. Não sei o porquê, mas há mulheres que têm ojeriza a pererecas. Seria medo da semelhança?

Também pensei na maluquice do Rosvel Menezes, histórico carnavalesco de Araçatuba. E até achei que pererecas, rãs e sapos treinassem os foliões da escola de samba Virada do Sol para adquirirem o gingado na avenida.

Como este cronista é maluco, mas nem tanto, busquei na Internet tais competições, que quesitos seriam avaliados? E descobri que Rosvel Menezes não é maluco sozinho. Na Califórnia, EUA, há um concurso de sapos. Não se trata, caro leitor, de penetras de festas, aquelas criaturas indesejáveis, mas de sapo mesmo, aquele que coaxa na lagoa, como se dialogassem: foi, não foi, foi!

Na Internet, vi que sapos veteranos ou novatos se defrontaram no Concurso de Pulo de Sapo do Condado de Cavaleras, um encontro anual no estado da Califórnia, que premiou o anfíbio mais ágil.

Um sapo-boi chamado Claussen's Cruiser, da Califórnia, pulou mais de cinco metros e venceu o concurso, embora as pererecas pulem mais longe. O dono recebeu um prêmio de US$ 750. O público gritou muito quando o animal alcançou a distância, parecia a torcida corintiana.

Bem que o certame araçatubense poderia ser realizado no Bar do Perereca, na rua Aviação. Afinal, há uma certa afinidade. Mais engraçado ainda é Araçatuba, Cidade do Boi Gordo, se projetar no cenário nacional como sede de concurso de pulos de pererecas e rãs.

Então, imaginei como se adestram rãs e pererecas para que participem de um concurso. Haveria uma pista? Que tipo de sinal seria dado para o anfíbio pular. Usariam calção ou calcinha?
Afinal, não é elegante ver uma perereca arreganhada. Mas se for curioso, caro leitor, mate a vontade, a foto dela está mais abaixo desta página.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e