AGENDA CULTURAL

19.10.06

Sociedade Amigos do Plutão

Hélio Consolaro

Insanidade eleitoral deixa em má situação as melhores cabeças, dominadas no cotidiano pelo racional.

A história envolve Carlos Chagas, um colunista de renome. A título de criticar as muitas ONGs, o colunista sediado em Brasília, inventou a história de uma ONG denominada Sociedade Amigos de Plutão, criada pelo governo para resgatar a dignidade do planeta recém-rebaixado por astrônomos à categoria de asteróide. Saiu na coluna dele no site “Brasília em Dia”, 2 de setembro. Quem quiser lê-la, veja: www.brasiliaemdia.com.br/2006/9/1/Pagina744.htm
Chagas descreve a tal ONG dos amigos de Plutão:

“A sede da Sociedade dos Amigos de Plutão está registrada na Esplanada dos Ministérios, ainda que sem particularizar qual deles. O presidente da entidade é um ex-líder sindical, filiado à CUT e ao PT, amigo íntimo do presidente Lula. O Diário Oficial publicou a liberação de 7,5 milhões de reais para estimular as primeiras ações da nova ONG, que também celebrará convênios de publicidade com a Petrobrás, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica e os Correios. O objetivo é conscientizar a população para o perigo que significa o rebaixamento de Plutão, primeiro passo para a exclusão da Terra”.

E mais adiante:

“Programou-se, é claro, retiradas de 20 mil reais semanais para cada um dos 800 diretores da nova ONG, que também receberão cartões de crédito institucionais para enfrentar despesas pessoais de hospedagem, alimentação, vestuário e transportes.”

Recebi e-mails de intelectuais araçatubenses com as expressões de indignação: “Olhem que vergonha, pior que o dossiê, espalhem pela sua lista”.

Diante da repercussão da leviandade, Carlos Chagas voltou ao assunto mais de um mês depois, na coluna do dia 7 de outubro, retratando-se nos seguintes termos:

“Simples metáfora, mas, reconheço, sem a caracterização explícita. Como no período eleitoral que agora se encerra, andam exasperadas as emoções, houve quem supusesse naquela crônica uma agressão ao PT, às lideranças sindicais, ao presidente e à Esplanada dos Ministérios. Penitencio-me, para que não haja dúvidas. A ONG ‘Sociedade dos Amigos de Plutão’ não existe. Quem quiser ler o desmentido, acesse: www.brasiliaemdia.com.br/2006/10/6/Pagina960.htm


Ficou parecendo coisa encomendada. A credibilidade do colunista está sob suspeição diante de seus leitores.

O Senador Heráclito Fortes, do PFL do Piauí, ocupou a tribuna do senado, pedindo uma CPI para investigar a ONG “denunciada” por Chagas. Viva Sucupira! Não sei como a revista Veja não fez capa disso.

Nenhum comentário: