Hélio Consolaro
(Apenas para estudantes)
Domingo é Dia da Professora. Vou usar o feminino, porque é o gênero do magistério.
Não vou escrever homenagens, colhi depoimentos no Orkut, nalgumas comunidades sobre professor e professora, dentre milhares. É melhor ler a autenticidade dos estudantes do que frases chochas da sociedade que diz muito e paga pouco.
O melhor dia de aula é quando a professora falta, e a escola não providencia substituta, principalmente em dia de prova para a qual você não havia estudado. Não há coisa melhor.
Quem não tem ou teve uma professora fdp? Portadora de falsa amizade, que sempre ferra na prova, não deixa colar, faz não sei quantos tipos de prova. Uma terrorista! Pois é, há muitas dessas por aí. Esse tipinho é detestável.
No professorado, há muita gente frustrada, mal-casada, como dizia Paulo Maluf. Tais professoras descontam todas as suas frustrações cotidianas em sala de aula, por isso adoram tirar ponto por coisas absurdas; fazem questão de ferrar quando podem ajudar; cobram cada vírgula da matéria do jeito que está no livro. Enfim, são injustas.
Há a professora chiliquenta. Grita para todos os alunos,
sem você ter feito nada. Um santo! Grita com um aluno estando a dois metros dele. Humilha você por nada. Ou simplesmente a professora tem chilique, chamando coordenadora, diretora, polícia, bombeiro para brigar com você.
E quando a professora pega em seu pé! Que injustiça! Ela enche mesmo. Se você tem uma professora que marca você, que não larga do seu pé, basta acontecer qualquer coisa de diferente que pra ela você é o principal suspeito, então, está frito. Ela adora trocá-lo de lugar... Ela nunca chama o aluno para explicar o que ocorreu ou se defender. Uma mala sem alça!
E professora gostosa... Hum! Ela faz você ficar a aula toda imaginando de tudo, menos prestar atenção no que ela está falando. Toda hora tem algum garoto pedindo para ir ao banheiro. Se eu fosse dono de escola, o prefeito ou o governador só contratava professoras bonitas, gostosas. Professora assim é o verdadeiro motivo de você se levantar cedo para ir à aula.
Tenho certeza, caro colega, de que leu essa Entrelinhas até o final, apesar de minha recomendação após o título. Prepare-se, porque na segunda-feira algum aluno vai lhe mostrar esse besteirol.
Sala de aula é um lugarzinho micado! Basta se sentar nela, como aluno, para virar bagunceiro, mesmo que seja adulto.
Sou professor e tenho muitos defeitos apontados acima. Político e professor são assim mesmo. O primeiro precisa ser demagogo; o segundo, sempre é chato!
Um comentário:
Olá Hélio, é por essas e por outras que sou sua fã...
beijus
Postar um comentário