AGENDA CULTURAL

9.12.06

Curso para Papai Noel

Hélio Consolaro

Não há cursos para as funções naturais por aqui, homens nascem sabendo ser pais; e mulher, mães. Será que somos mesmo? Somos nada! Improvisamos muito, por isso os filhos mais velhos sofrem, sendo cobaias.

Por aqui, não há curso nem para Papai Noel. Cada desempregado que se vire para fazer o famoso Rô-rô-rô-rô-rô!

Sexo? As mulheres aprendem dando; e os homens, comendo. Pouca orientação: nem família, nem escola e nem igreja. Só nos programas de tevê da tarde, por isso todos fazem besteira...

Quando monto curso para escritor na Academia Araçatubense de Letras, há gente que torce o nariz dizendo:

- E precisa? O que precisa mesmo é talento!

Mas talento se estimula e desenvolve. Às vezes, aquilo que se demora dez anos (tá lento mesmo) para aprender sozinho, apenas no talento; já num curso, se faz em apenas um ano, unindo habilidade e talento.

Embora, não seja cristão (e nem precisa), no Japão foi inaugurada a primeira escola para treinar atores na interpretação do Papai Noel. Mas que há de cristianismo na figura do bom velhinho? Nada, apenas consumismo, como acontece por aqui.

A "Santa Claus Academy" promete ensinar aos alunos japoneses todos os segredos do velhinho barbudo: movimentos, linguagem apropriada e, principalmente, a arte de entregar os presentes, pois no Japão a festa não tem, para a imensa maioria da população, nenhum significado religioso. O negócio é vender!

A escola fica no luxuoso bairro de Roppongi, que é um dos mais importantes centros comerciais da capital japonesa. Os alunos, 16 ao todo, serão instruídos por um veterano com mais de 30 anos de experiência como Papai Noel no arquipélago.

As aulas acontecem nas ruas, onde os aprendizes poderão pôr em prática os ensinamentos do mestre.

- Quero empregar tudo aquilo que aprendi para deixar as crianças felizes - disse um médico de 62 anos, aluno do curso. (Veja, não é um desempregado!)

O Natal no Japão vem alcançando grande popularidade pelo caráter exótico da festa (as vitrines das principais lojas ficam carregadas de novidades desde outubro) e pelo fato de vir pouco antes das comemorações de fim de ano, que é uma festa tradicional entre os japoneses.

Em 2002, a árvore de Natal mais cara do mundo foi construída pela joalheria suíça Piaget num antigo palácio de Tóquio: foram 6 metros de jóias, 1.000 quilates de diamantes e outras pedras preciosas, chegando a um valor total de quase 9 milhões de euros. E não foi assaltada!

Se o salário for bom, o Consa vai se inscrever no curso. Papai Noel deixa a criança feliz, ser professor ou ser pai, nem sempre.

Nenhum comentário: