AGENDA CULTURAL

1.6.07

Gramática geração internet


Hélio Consolaro

Comecei em setembro de 1997, lançando o livro de crônicas Cobras & Lagartos, foi uma grande emoção, como se fosse o primeiro filho. Já estou no quinto. Não montei mais livros porque a falta de grana não deixa. Por aqui, ou se arruma patrocínio ou se paga a edição do próprio bolso. Como não gosto de aporrinhar meus amigos sempre, só de dois em dois anos, então modero meu apetite.

Cobras & Lagartos (crônicas) foi editado na cara-dura, sem patrocínio. Vendi mais que precisava, sobraram alguns trocados. Urubu Branco (poesia) e Filósofo de Semáforo (crônicas) foram patrocinados por amigos.
Cerveja e uma Porção de Bobagens (crônicas do Bate Forte) só me deu prejuízo, empréstimo em banco.

Neste quinto livro, ataco de professor: Aulas Práticas de Gramática. Trabalhei nele desde janeiro. Estava tudo digitado, pois escrevo a coluna Por Trás das Letras há 12 anos (e o site há 7), mas precisava selecionar, dar nova redação, tirar as referências do momento. Operação pente fino.

O primeiro a ler o livro foi Pedro Campezi, professor de Português, aposentado. Gostou e disse que Aulas de Gramática Aplicada ia fazer sucesso. Que Deus ouça a sua profecia, Pedrinho! A Marilurdes Campezi me emprestou a Editora do Escritor, Paulo Brasil (Birigüi) me fez a capa. Assim, corri atrás de parceiros.

Aulas de Gramática Aplicada foge ao padrão. Apresento na primeira parte aquelas dúvidas cruciais, organizadas em ordem alfabética, aquilo que pega na hora de redigir ou fazer algum exame (vestibular e concurso): os porquês, moto-táxi / mototáxi, há / a, esse / este, encastôo / castor, gerundismo.

Na segunda parte, há alguns capítulos que apresentam dificuldades: crase, regência, abreviaturas, emprego do hífen, infinitivo, correlação dos tempos verbais, relação de palavras homônimas e parônimas, os erros mais grosseiros.

Na terceira parte, Apêndice, há relação de adjetivos pátrios, vozes de animais, expressões latinas, pleonasmos viciosos, 104 exercícios. Além disso, 30 fotos de placas e muros com erros que são comentados por mim.

O livro está fora do padrão acadêmico. Se no site tal havia uma tabela importante, ela está lá com o crédito bem explicado. Se a relação dos erros grosseiros apontados pelo professor Sacconi é ótima, ela está lá. E há muita coisa minha, claro.

Então, caro leitor, apareça lá na Livraria dos Amigos amanhã (9/6/2007), Calçadão da Marechal, Araçatuba-SP, das 10h às 13h. Compre o livrinho do Consa, custa apenas R$ 19,90. Ajude este pobre professor que teima no magistério.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mande um pra mim, meu amor. Creio que vou aprovar. Sou a sua fã nº 1.
Beijo no seu coração

Anônimo disse...

Parabéns, Hélio...de coração!!!
E se puder, envie um para a nossa biblioteca!!! Pode deixar que pagamos, ok?!
Abreijos!!!!!!!