AGENDA CULTURAL

12.8.07

Depois de eleito


Hélio Consolaro

O boteco Bate Forte estava com barrigudinhos revigorados. O Dia Nacional da Cerveja voltou a ser comemorado no Bate Forte, após a fuga do frio.

Cada um, ao chegar, fazia o seu pedido e jogava o seu primeiro gole ao santo Onofre. Faca Amolada e Caneta Louca corriam para atender aos pedidos que vinham aos gritos:

- Uma cerva bem gelada, por favor!

- Uma porção de torresmo!

Seu Sugiro gritou lá da calçada:

- Garantido, né! Espetinho de filé miau é bom...

E os pedidos de churrasco choveram, para alegria do japonês.

Dona Assunta administrava a cozinha, Amelinha recebia as contas. Início de mês, semana de pagamento, as gavetas se enchiam.

Subversivo, que só bebia cerveja sem álcool, perguntou, sempre gritando:

- Vocês viram o novo Cristo Redentor do Rio de Janeiro?

E ele tirou do bolso o recorte de jornal com uma charge. Todos riram.

- Até Cristo não conseguiu fugir da sua dimensão humana, imitou os políticos. Depois de eleito, cruzou os braços – filosofou Bicho Grilo.

Burguês, homem neoliberal, contou a piada do touro Carambola. Um sitiante tinha um touro de raça num pequeno município. O dono do reprodutor cobrava caro dos demais para disponibilizá-lo, para que cruzasse com as matrizes do rebanho. Após várias reivindicações, o prefeito resolveu desapropriá-lo. Assim, o touro Carambola foi estatizado.

- E pode estatizar bicho? – perguntou Gordo.

- Pode sim! – respondeu Dr. Duas Caras com pose de advogado.

E Burguês, com uma roda grande de ouvintes, continuou, dizendo que o boi brochou, não queria saber mais de vaca. O prefeito chamou o ex-dono para ter uma conversa de pé de orelha com o Carambola.

- E sabe o que o touro respondeu? – perguntou Burguês diante das caras espantadas dos barrigudinhos.

- Respondeu que agora ele era funcionário público. Não trabalhava mais, era um Miltão da vida.

Miltão não entendeu a piada, achou que Burguês o tinha chamado de brocha. Cadeiras voaram no Bate Forte. Pára gente. Que falta de juízo. Tudo foi gritado naquela hora. Até que o grito de paz veio apressado:

- Rodada por conta da casa!!!

Como brinquedos eletrônicos desligados, os barrigudinhos pararam com a bagunça e encheram seus copos. E o Bate Forte voltou à normalidade.

Nenhum comentário: