AGENDA CULTURAL

23.2.08

República de forasteiros

Hélio Consolaro

O boteco Bate Forte era uma ilha: cercado de barrigudinhos por todos os lados. O calor pedia cerveja que exigia tira-gosto que deixavam Faca Amolada e Caneta Louca esbaforidos. Santo Onofre estava bêbado de tanto ser presenteado com o primeiro gole. O chão do boteco era só umidade, para desespero de Dona Assunta.

- Uma cerva quadrada, bem gelada!

- Uma porção de calabresa!

Seu Sugiro gritou lá da calçada:

- Sugiro espetinhos de filé miau! E tem sardinha assada!

E assim os barrigudinhos salivavam a boca e atendiam à sugestão do japonês churrasqueiro.

Dona Assunta administrava a cozinha; no caixa, Amelinha mais marcava do que recebia. A placa “Fiado só amanhã” não funcionava, era pró-forma.

Dr. Duas Caras chegou, sentou-se à sua mesa preferida. Afrouxou o nó da gravata, passou as mãos na cabeça, como querendo ajeitar o cabelo tomado por gel, deu um piparote no ar e Faca Amolada trouxe duas cervejas para o advogado: uma clara e outra escura.

Magrão fez uma pergunta ao Dr. Duas Caras, enquanto sóbrio, porque depois de três cervejas, as respostas viriam nadando no precioso líquido.

- Doutor, o vereador Luciano Gomes discursou na Câmara Municipal que o repórter Sérgio Guzzi, da Folha da Região, é um sujeito de fora e que pode ir embora. Que o senhor acha disso?

- Araçatuba é uma cidade hospitaleira, até o prefeito é de fora! Dá oportunidade a todos. E Sérgio um profissional competente...

E a conversa foi para esportes, Corinthians, Palmeiras, AEA, Tigrão. Enquanto isso, Dr. Duas Caras tomava suas cervejas. Como já estava com as veias do pescoço estufadas, vermelho, era a hora de Magrão repetir a pergunta. E a resposta veio quente, bêbada, trôpega.

- Como pôde o vereador falar isso de Sérgio Guzzi, se Araçatuba é uma república de forasteiros. O presidente do Daea, que enche a cidade de buracos, veio de Limeira para assumir a autarquia. O secretário de Obras e Serviços Públicos, que não tapa os buracos é de Presidente Prudente, por lá foi vereador por vários mandatos! Por isso é que Araçatuba está no buraco! Tróia ressuscita! Tenho dito!

Foi muito aplaudido. Até que Miltão, assessor do “home” soltou uma cadeira voadora. Foi um tal de segura aqui, solta ali, pare com isso, gente. Faca Amolada gritou desesperado:

- Rodada por conta da casa!

Assim, o prejuízo não foi maior. E todos voltaram fixar a idéia num copo cheio de cerveja. E Caneta Louca só fazia risquinhos, duas cervejas a mais para cada barrigudinho. E Magrão ficava pê da vida.

Nenhum comentário: