Precisamos levar a arte que hoje está circunscrita a um mundo socialmente limitado a se expandir, tornando-se patrimônio da maioria e elevando o nível de qualidade de vida da população. Ana Mae Barbosa
Na próxima sexta-feira, 3 de outubro, às 19h30, antevéspera das eleições, a Associação de Ensino Guararapes estará promovendo um sarau, na sede da Associação Esportiva e Recreativa Guararapes -AERG – clube japonês – que fica na rua Campos Salles 1.163 - no centro da cidade.
Será um evento cultural para toda a cidade participar, animado por Márcio Martins. Haverá muita música, dança, poesia, esquetes, exposição de artes plásticas, esculturas. Afinal, valorizar a nossa cultura é missão de todas as escolas que se preocupam com a formação integral de seus alunos.
O presidente da mantenedora, Flávio Poletto; o diretor pedagógico João Carlos Alves Ribeiro, a Rita Aparecida Albanez Angelotti, além de professores e funcionários estarão empenhados para que o sarau seja um sucesso.
Como professor da escola, onde dou aulas de Redação, este croniqueiro estará lá também, participando. Artistas e escritores de Araçatuba já garantiram presença, como a escritora Rita Lavoyer, que tem seus livros adotados pela escola.
Hoje, a educação escolar não pode apenas se preocupar em ensinar a ler e a escrever. Isso é muito importante, mas ensinar o aluno a pesquisar, a aprender sozinho, sem dependência é sempre um desafio. Com os pais cada vez mais ausentes, devido às exigências da vida moderna, mesmo em Guararapes, as escolas precisam assumir com mais intensidade a formação de seus educandos, por isso a preocupação da Associação de Ensino com a formação artística de seus alunos, porque, pelas artes, se revela o subjetivo e o educando passa a conhecer-se a sim mesmo.
A escola é o primeiro espaço onde ocorre o desenvolvimento da cidadania, portanto, nada melhor que por ele se dê o contato sistematizado com o universo artístico e suas linguagens: artes visuais, teatro, dança, música e literatura. E mostrar que está fazendo com nossas crianças e nossos jovens é obrigação de todas as escolas. Não se trata de fazer marketing, mas de mostrar os objetivos educacionais e o cumprimento do compromisso com a comunidade.
Na próxima sexta-feira, às 20h, você, caro leitor, tem um compromisso: ver a apresentação de crianças e jovens da Associação de Ensino, havendo depois as declamações do médico penapolense Smiley Castelo Branco e da acadêmica Cidinha Baracat.
Nenhum comentário:
Postar um comentário