Hélio Consolaro
A Secretaria Municipal da Cultura de Araçatuba-SP atravessa um processo de democratização. A democracia é difícil, exige trabalho, paciência, articulações. Requer renúncias, o ego de cada um precisa diminuir de tamanho, mas vale a pena, porque todos aprendem que na “Vida Convivida” é que se cresce. E a política cultural passa a ser uma tarefa coletiva.
Em agosto, foi criado o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Araçatuba, com caráter deliberativo, como proposta da Carta aos Candidatos e do plano de governo do prefeito Cido Sério (PT) e vice Carlos Hernandes (PDT). O projeto teve apoio unânime dos vereadores.
O trabalho de montagem do texto do anteprojeto foi realizado pelo antigo Conselho Municipal de Cultura, presidido pela jornalista Salomé Macedo.
Chegou a hora de organizar a Conferência Municipal de Cultura, convocada pelo prefeito, via Decreto 14.633, de 26 de agosto de 2009, que será realizada no sábado, 26 de setembro, das 8h às 16h, no auditório da UniToledo. Nela, discutiremos a elaboração de diretrizes para as políticas culturais a serem desenvolvidas no Município de Araçatuba, bem como a escolha de delegados e propostas para a Conferência Estadual de Cultura.
A Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Cultura, nomeada pelo prefeito, é composta pelos seguintes membros: Hélio Consolaro – Secretário Municipal de Cultura (Presidente); José Luiz Quintana – Presidente do Conselho do Patrimônio Histórico de Araçatuba (membro); Maria Salomé Rodrigues Macedo – Presidente do Conselho Municipal de Cultura (membro);
Mauro Garcia Carvalho Rico (membro); Carlos Paupitz (membro); Régis Antônio Barbosa da Silva – assessor de imprensa.
Também nomeou a Comissão Diretora dos trabalhos da conferência: Hélio Consolaro – presidente; Maria Salomé Rodrigues Macedo – secretária;
Mauro Garcia Carvalho Rico – relator.
Teremos Grupos de Trabalho com apresentação dos temas:
Produção Simbólica e Diversidade
1: Cultura, Educação e Criatividade
2: Cultura, Comunicação e Democracia
Cultura, Cidade e Cidadania
1: Memória e Transformação
2: Centralidade e Transversalidade da Cultura;
Gestão, Financiamento e Institucionalidade da Cultura
1. Financiamento da Cultura,
2. Sistema Municipal de Cultura
Mais informações: cmaracatuba@gmail.com ou acesse www.conferenciacult.blogspot.com
Se os dirigentes culturais de outros municípios quiserem participar como ouvinte, podem entrar em contato por telefone: 18 3636 1270.
Nenhum comentário:
Postar um comentário