AGENDA CULTURAL

19.9.09

Lances interessantes


Hélio Consolaro

A Semana de Literatura me proporcionou conviver com pessoas interessantes.
O escritor Evandro Afonso Ferreira ficou boquiaberto, pois Cido Sério declamou um poema e ele declarou nunca ter visto um prefeito tão literato. Com a escritora Betty Vidigal pouco convivi, pois tinha como anfitriã sua irmã, Cecília Vidigal.
Embora Kelly Taiacolo e Tito Damazo sejam pratas da casa, não deixaram a desejar. A primeira, ainda jovenzinha; o segundo, com sua postura apolínea, discorreu muito bem sobre a poética de Ferreira Gullar.
O ator Ayrton Salvanini, que se autointitula “ator da palavra”, na quinta-feira, 10/9, ao apresentar Vinícius de Moraes no teatro Paulo Alcides Jorge, encarnou tanto o poetinha que quase bebe o litro todo de uísque no palco. Quando terminou o espetáculo, estava mais pra lá do que pra cá. Fomos até a praça João Pessoa e lá dizia alto e com muito orgulho: “Sou araçatubense, nasci na rua Aquidaban”.
Fui levá-lo para casa de seus parentes. Sabia que sua prima morava na rua Cussy de Almeida, mas ignorava o número. Assim fiquei passeando por aquela via pública, até que ele identificasse a casa. Na quinta-feira, 11/9, estava firme, apresentando a performance de Fernando Pessoa. Vale a pena assistir às suas apresentações.
O escritor Ignácio de Loyola Brandão, que agora chamo de lgnácio, como os seus amigos de Araraquara, está muito zen, tolerante, compreensivo. Digo isso porque ele já teve uma fama de bravo e outros adjetivos. Atualmente, não se permite julgar as pessoas e as ouve com o maior carinho. A “Veia Bailarina” ensinou-lhe muita coisa.
Loyola se propôs a visitar escolas, dar palestras para estudantes gratuitamente. Assim, o levei à EE Clóvis de Arruda Campos e ao Unicolégio.
Na última mensagem que trocamos por e-mail, Ignácio escreveu:
“Pensou na importância desse trabalho que está fazendo?
Um concurso que leva as pessoas a escrever.
Uma publicação que estimula as pessoas a continuarem. A alegria de ver o texto publicado é imensa, para isso se escreve.
Você promove encontros com escritores que tem uma obra, levando os que ouvem a refletir, se questionar, mudar, ou simplesmente se animarem a prosseguir.
Se em cada lugar do Brasil houvesse gente como você, a situação mudaria.
Muito obrigado por ter me levado, superando barreiras burocráticas.
Muito obrigado pelo que está fazendo pela cultura.
Grande abraço do Ignácio.”
Apresentar e representar bem a nossa cidade aos visitantes é obrigação de todos os moradores. Os pequenos gestos falam alto.

Um comentário:

Patrícia Bracale disse...

Foi uma semana maravilhosa, gostaria de ter participado todos os dias.
Convidados ótimos dividindo seu aprendizado e experiencia.
Parabéns