AGENDA CULTURAL

29.6.11

Daea e água engarrafada


Hélio Consolaro*

Eu escreveria esse artigo em qualquer circunstância, mesmo que estivesse fora do governo. Sou apenas secretário da Cultura, não sou engenheiro, não tenho construtora. Meu interesse na discussão “privatizar ou não privatizar” o Daea (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba) está ligado à minha condição de consumidor, cidadão.
Sede do Daea

Escrevo, porque com a escrita me esclareço mais, ao escrever encontro caminhos  e explicações.

1. Insinua-se que o prefeito Cido Sério, pertencente a um partido historicamente contra privatizações, o PT, quer privatizar o Daea. A oposição, usando o biombo do plebiscito, insinua-se também, mas contra a privatização. Quando a batata é quente demais, joga-se nas mãos do povo. Justamente a oposição que, no comando do Brasil, só faltou privatizar a luz do Sol.
Por aí o cidadão, desconfiado, descobre que a política é um negócio circunstancial. Outros dão um nome bonito: pragmático.Na verdade, Prefeitura e Daea discutem com a sociedade apenas o Plano de Abastecimento de Água e Esgoto.

 2. Todos acusam o Daea de “tatu mecânico”, só sabe fazer buraco nas ruas da cidade. O José Luís Fares, atual presidente da autarquia, em reuniões do secretariado é chamado de buraqueiro. O prefeito Cido Sério se arrepia, é como se cortasse a pele do corpo dele, quando vê aquele asfalto lisinho sendo esburacado pelo Daea.

3. Entra e sai prefeito, o Daea é acusado de cabide de emprego. Porque é isso, porque é aquilo. Alguns prefeitos privatizaram parte da autarquia, mas o processo foi acusado disso e daquilo, superfaturamento, etc. Nós, como bons latinos, acreditamos que leis consertam o mundo. Estatizando ou privatizando, se a mentalidade brasileira não mudar, tudo continua como está.

4. Vamos supor que todo mundo adore o Daea, seja a menina dos olhos de todos os araçatubenses. Por que ninguém tem coragem de beber a água que ele trata? Todos compram água engarrafada! Será que os próprios funcionários do Daea não têm lá sua geladeira com garrafão de água? Nas repartições da Prefeitura Municipal de Araçatuba, não se consome água que ela trata!

Essa desconfiança disseminada sobre a água encanada é muito acentuado em Araçatuba, foi construída. Quanto mais mal se fala do Daea, mais a indústria do engarrafamento fatura.

Se o Daea é tudo isso, esse rejeitado, essa coisa nojenta, por que tanta polêmica ao se colocar num estudo de gestão a alternativa da privatização da autarquia?

Ainda não me convenci qual é a forma melhor de gerenciar o Daea, estou observando. Espero que as discussões sejam mais técnicas e menos ideológicas. Discutir objetivamente, sem paixões, se faz necessário para que não cometamos novos erros, pois estamos planejando o futuro. Desarmar os espíritos neste momento é a melhor atitude para quem  põe acima dos interesses empresariais e partidários o amor por Araçatuba.

*Hélio Consolaro é secretário municipal da Cultura de Araçatuba. 

Um comentário:

ZRG Sons e Vínculos disse...

Eu bebo água do DAEA. Há muito tempo não compro água engarrafada. Tomara que essa água seja honesta, clara e transparente. Seria muito bom se água cristalina fosse exemplo para atitudes e procedimentos. Abs.