AGENDA CULTURAL

4.9.11

Não há professor de português em Araçatuba e região?

Agradeço à Folha da Região por  ter publicado a  programação da  Semana da  Literatura. Precisamos sempre agradecer  porque o jornal tem  dono,  e  ele  publica aquilo que lhe convier. Esse negócio de  imprensa democrática, jornal plural é  conversa  para boi dormir,  apenas biombo de uma falsa democracia.

Apesar de  meio  farisaico, há um código de ética que é sempre pisoteado  pela FR. Exemplo:  a  repórter me ouviu por mais de meia hora sobre  a Semana da Literatura de Araçatuba, reproduziu frases minhas, mas negou ao leitor  o nome de quem lhe passara as informações. Então, a Folha da Reunião  não é diferente de outros órgãos  de imprensa, além  disso  cobra  transparência de vereadores, prefeito, secretários  e políticos em geral. Cadê  a transparência do jornal? Fica  provado que o discurso  do  jornal é só fachada, para enganar o leitor, na verdade se comporta como um partido político.

Não culpo o repórter e ninguém da redação, porque são  todos empregados e obedecem a ordens. Tenho certeza  de que a Talita  Rustichelli fez tudo direitinho, o editor  é  que retirou o meu nome, por causa  da rusga que estou mantendo  com o jornal. Certamente  disse: "Fala mal do jornal, vai para o limbo!"

Engraçado  que a Folha da Região usa as escolas para fazer marketing: LER PARA CRESCER, usa os professores, inclusive de Português para trabalhar o jornal em sala de aula, mas  para escrever  a coluna de gramática  chama uma pessoa de fora. Não há professor  de Português gabaritado em Araçatuba  para escrever sobre gramática na FR? Sinto-me  orgulhoso com o meu substituto, mas a atitude da Folha da Região  foi injusta com o magistério de Araçatuba  e região.

Reproduzo embaixo  a primeira página do Caderno  Vida -  3/9  -  em que a Folha da Região divulgou a Semana da Literatura de Araçatuba, usando informações que eu passei por  telefone, mas omitiu a fonte por um sentimento  menor.

div style="width:477px" id="__ss_9127083"> Semana da literatura
View more documents from Hélio Consolaro

8 comentários:

Anônimo disse...

Essa postagem, meu caro, se chama dor-de-cotovelo... Em vez de ficar alfinetando um jornal, porque não prova seu próprio valor?!
Um abraço.

Anônimo disse...

Olá Hélio Consolaro. Não gosto muito das suas crônicas, de você também não; mas também não gosto da Folha da Região. Desta vez estou do seu lado, contra este pseudo-jornal.
Um jornaleco desse quer ética... ha ha ha - é a mesma coisa que o sujo falar do mal-lavado.
FALHA DA REGIÃO... a melhor pseudo-informação ao seu alcance.

Anderson Augusto Soares disse...

Hélio, penso que vc não deveria aceitar comentários de anônimos... Algumas pessoas tem medo de revelar quem é. O que dá margem para acreditarmos ser pessoa da Falha que está toda ofendida pela verdades que são ditas.

Anônimo disse...

Caro amigo consa!!!
Parabéns por ter saído deste jornal que se diz iparcial e publica somente coisas que é de do interesse dos seus!!!!
Sou assinante por pouco tempo. Não assinarei mais um jornal que publica uma matéria em página do meio que fala da vinda de um ministro que nunca teve em nossa cidade pra anunciar recursos tão esperados pelos araçatubenses!!!
Não publicaram uma linha pra anunciar a entrega das casas às pessoas que ganham de zero a três salários e quando uma pessoa que foi excluída pela CEF foi-lhe garantida manchete de primeira página; e ainda tem coragem de falar de imparcialidade???? conseguiram perder um assinante de 15 anos.

Hélio Consolaro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mariana disse...

A Folhinha de Araçatuba é inacreditável mesmo.
A propósito, aposto que um professor de português suficientemente gabaritado que conhecesse o teor do jornal - ou seja, da cidade - não iria se dispor a trabalhar para eles.

Anderson Augusto Soares disse...

Beleza. Viva a democracia!

Hélio Consolaro disse...

Anderson, infelizmente, não vou acatar a sua sugestão. Se for pessoa da FR, a democracia que elA não tem lá na Folha da Região, dou aqui. E outra: comentário anônimo e papel higiênico sujo têm o mesmo valor.