AGENDA CULTURAL

22.10.11

Festival de Teatro de Araçatuba – 2011


Hélio Consolaro*
Artigo publicado no jornal O LIBERAL REGIONAL, 22/10/2011

O Festival de Teatro de Araçatuba – Festara - foi idealizado por Alexandre Melinsky, presidente da Federação de Teatro Amador da Região de Araçatuba, antiga Fetara, no ano de 1996 e realizado nos anos de 1997 e 1998.
No ano de 2007, foi reestruturado e reformulado pela iniciativa dos artistas Alexandre Melinsky, Fábio Reichemback, Flávio Estêvão e Marcelo Messias, com a criação da Associação dos Artistas Teatrais da região de Araçatuba, e voltou a ser realizado nos anos de 2008, 2009 e 2010, sempre na segunda quinzena do mês de outubro.
Esparrela - Grupo Bigorna, de João Pessoa-PB
Apresentado no teatro Castro Alves 
No ano de 2008, o Festara foi realizado pela Associata, com tímido apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba. Ao todo, foram 18 espetáculos apresentados no período de 10 dias para mais de 3.500 pessoas gratuitamente.

        Na edição de 2009, já na administração do prefeito Cido Sério (PT), o Festara aconteceu com força total no período de 23 de outubro a 2 de novembro e a realização ficou sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura com parceria do Sesc-SP, Senac Araçatuba, Secretaria de Estado da Cultura, Associação Cultural Nipo-Brasileira e demais apoiadores culturais. A programação de 2009 contou com 11 espetáculos para o público adulto, 2 espetáculos de rua, 5 espetáculos para todas as idades, 8 intervenções urbanas em diversos pontos da cidade, 2 workshops, 1 oficina e 1 vídeophoto instalação, para mais de 6.220 espectadores.
Mulheres em retalho - teatro Paulo Alcides Jorge
Grupo de Araçatuba
         
       No ano de 2010, o festival foi realizado no período de 25 a 24 de outubro, tendo em sua programação 10 espetáculos adultos para palco, 2 para espaços alternativos, 1 espetáculo de rua, 2 para crianças, 10 intervenções urbanas, 2 workshops, 2 oficinas e 1 palestra, para mais de 7.500 espectadores.

        Em sua 7ª edição, o Festara 2011 ganha projeção nacional, recebendo grupos teatrais de 6 estados do Brasil: Paraíba, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio de janeiro e São Paulo; acontece de 13 a 24/10 e conta na programação com 25 espetáculos de diferentes gêneros e linguagens para todas as idades, 9 atividades formativas e 3 intervenções urbanas, com investimento de R$ 185.00,00, sendo R$ 100.000,00 somente da Prefeitura de Araçatuba, repassados à Associata em forma de convênio. Nesse ano, o Festara, além das praças e do teatro Paulo Alcides Jorge, ocupam-se as dependências do Teatro Castro Alves, ainda por inaugurar, porque teatros maiores de centros universitários, como Thati-Coc e Unip não estavam disponíveis. 
O poeta e o cavaleiro - praça São João
Trupe Sinhá Sózima - São Paulo
        A realização do Festival de Teatro de Araçatuba anualmente tem o objetivo de promover intercâmbio cultural, técnico e social entre grupos e companhias, tecendo um panorama da arte teatral em nosso estado, proporcionando ações de pluralidade, fomento, incentivo, debate, reflexão, difusão, provocação, experimento, investigação, encontro, diálogo, questionamento e formação artística. 

Nossos agradecimentos à Associata, aos parceiros como Sesc e Senac, com apoio cultural da Poiesis - Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, Projeto Ademar Guerra, Pekin Palace Hotel, Unitoledo, VM Eventos, Clube FM, jornal O Liberal Regional e a imprensa em geral.
O doente imaginário - apresentação na praça Rui Barbosa
Cia do Miolo - São Paulo
O segredo do sucesso dos eventos culturais, promovidos pela Prefeitura de Araçatuba, vem de seus parceiros e apoiadores. Isso ocorre porque a administração do prefeito Cido Sério tem credibilidade.

*Hélio Consolaro é secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP     
        

Nenhum comentário: