AGENDA CULTURAL

13.11.11

Escritores araçatubenses participam de Congresso Brasileiro de Escritores em Ribeirão Preto

Araçatubenses participantes: Antônio Luceni, Duxtei Vinhas, Tito Damazo, Ana Almeida, Marilurdes Campezi Martins, Emília Goulart (acompanhantes: Tânia Damazo e Elaine). Também participa o escritor de Buritama Jordemo Zaneli Jr. Durante o congresso, será lançado o livro "Tantas Palavras", uma coletânea de textos de escritores do Oeste Paulista, organizado por Luceni. Todos membros do núcleo da UBE de Araçatuba.
O livro também noite de autógrafos. Veja convite abaixo:
    
Evento, que pela primeira vez é sediado em uma cidade do interior, teve início neste sábado, dia 12, e segue até terça-feira, dia 15 de novembro

Prefeita Dárcy Vera (PSD) falou sobre a importância do Congresso de Escritores para a cidade e afirma serem dias muito produtivos reunindo grandes nomes da literatura

Ribeirão Preto é a capital brasileira da cultura deste sábado, dia 12, a terça-feira, dia 15 de novembro. O Congresso Brasileiro de Escritores, após 26 anos de interrupção, pois a última edição ocorreu em 1985, volta com força total, e pela primeira vez em uma cidade do interior. Contando com a participação esperada de mais de 300 escritores renomados, o evento recebe também convidados de outros países.
Jordemo Zeneli Jr. autografando seu livro em Ribeirão Preto

Na abertura do Congresso, que contou também com a apresentação da Orquestra de Câmara de Ribeirão Preto, a prefeita Dárcy Vera salientou a importância do evento para a cidade. “Vamos viver aqui quatro dias importantes, onde discutiremos a literatura, através de debates, palestras e mesas redondas. Serão dias produtivos com grandes nomes da área”, disse a prefeita ao declarar aberto o Congresso Brasileiro de Escritores, passando a direção dos trabalhos para o presidente da UBE, Joaquim Botelho.
Galeno Amorin, presidente da Fundação Biblioteca Nacional, que na oportunidade representou a Ministra da Cultura, Ana de Holanda, destacou que os livros têm papel fundamental na história da humanidade e que o Brasil vive um período em que se lê mais e em que a educação e cultura ganham melhor momento na sociedade. “A política pública entra nesta gestão para facilitar ainda mais o acesso ao livro e a leitura que se tornam fonte de conhecimento, saber e entretenimento”, observou Galeno Amorin.

O vice-reitor da UniSeb, Reginaldo Arthus; que representou o reitor Chaim Zaher, afirmou que Ribeirão Preto está vivendo um momento memorável com a realização do Congresso, pois o evento reúne na cidade a elite da literatura nacional e “sabemos que opassaporte da civilidade e da modernidade só foi permitido por meio dos livros – a fonte da humanização”, reforçou.

Compondo a mesa de abertura do Congresso também a secretária municipal da Cultura, Adriana Silva; o presidente do Instituto do Livro, Edvaldo Arantes; o escritor e coordenador do Congresso, Menalthon Braff; o vereador e autor da emenda que trouxe o congresso para Ribeirão Preto, Gilberto Abreu; o coordenador técnico do Congresso, Luiz Avelima; e o presidente da União Brasileira de Escritores, Joaquim Maria Botelho, que abriu os trabalhos do grande evento literário.
Abertura do congresso
 “Quero agradecer a cidade de Ribeirão Preto em nome do presidente do Instituto do Livro, Edvaldo Arantes; que não poupou esforços para que este congresso se tornasse realidade, e também o empenho e apoio da prefeita Dárcy Vera. Hoje estamos aqui para celebrar a palavra, queremos falar da importância da literatura e do nosso papel na sociedade. Estamos aqui para que juntos possamos unir forças e estabelecer nossos direitos”, disse Joaquim Maria Botelho, presidente da UBE, convidando os presentes a participarem de mais de 60 atividades de leitura, entre palestras, conferência, oficinas e ações culturais.

 O evento, realizado no anfiteatro da Uniseb, na avenida Abraão Issa Halak, 980, na Ribeirânia, se encerra no dia 15, quando, no Theatro Dom Pedro II,  haverá palestra do deputado Federal, escritor associado à UBE, Gabriel Chalita, sobre “A regulamentação da profissão de escritor”, votação do Manifesto dos Escritores Brasileiros, e a entrega do Troféu Juca Pato ao geógrafo e professor Aziz Ab´Sábewr, considerado um dos principais intelectuais do país.

“A realização do congresso em nossa cidade vem confirmar que Ribeirão Preto a cada dia se consolida como geradora de cultura, fomentando a economia e tornando a cidade também num pólo gerador de arte e entretenimento”, finalizou a prefeita Dárcy Vera.

A programação do Congresso Brasileiro de Escritores pode ser vista no site: www.ube.org.br/congresso - site da UBE.

Informações do Portal Ritíssima 
Veja também: www.blogdaube.blogspot.com

Nenhum comentário: