AGENDA CULTURAL

12.4.12

Vandalismo político?

Hélio Consolaro*

Toda mudança causa transtornos. Isso ocorre em qualquer situação, inclusive em nossa casa quando se resolve mudar os móveis de lugar. As mulheres, por exemplo, gostam de variar a posição do mobiliário nos cômodos.

Assim o correu com o conserto das duas rotatórias em Araçatuba, feita pela Prefeitura Municipal: av. Joaquim Pompeu de Toledo com a av. Baguaçu, bem próximo ao Daea; av. Brasília com a Pompeu de Toledo novamente. Em dois meses diferentes.

Houve demora, pois era necessário fazer um serviço bem-feito. Quando se mexe com terra, tudo deve ser bem compactado, senão o problema do “tobogã”no asfalto continuaria. Há pessoas que são impacientes, não sabem colaborar, não se permitem mudar a trajetória por algum tempo, sabendo que o sacrifício é para melhorar o trânsito naquelas vias.

Alguns cidadãos (serão cidadãos mesmo?) arrastaram sinalização do local para a proximidade da rodovia Marechal Rondon, estragando bens públicos, comprados com dinheiro da população. Tal atitude propiciou a ocorrência de acidentes. Tudo era feito para que a administração do prefeito Cido Sério (PT) fosse prejudicada. No dia da entrega da rotatória da av. Brasília (12/4/2912), houve alguém que despejou óleo diesel na pista e três motos caíram. Esse óleo vazou de algum veículo acidentalmente? Não sei.

Hoje temos orgulho de morar em Araçatuba. Temos o aeroporto com maior crescimento em sua movimentação. Fazemos questão de mostrar a cidade para nossos visitantes. Há algumas décadas não vivíamos otimismo tão parecido.

A carroça da história passa. Alguns constroem a cidade, outros só ladram. A oposição predadora está cada vez mais isolada e raivosa.   

Há uma pequena minoria, segregacionista, de Araçatuba que não admite que um bancário, com sobrenome Silva, que morou toda vida de aluguel governe a cidade. E governe bem. Faz tudo para que isso não dê certo. Já fizeram tudo para que Aparecido Sério da Silva (PT) não terminasse o seu mandato, e ainda estão tentando. Fizeram todos os tipos de pichações, esparramando mentiras pela cidade, fixando até selos nos carros.

E o prefeito, com sua determinação, está mudando Araçatuba, pondo-a no contexto do desenvolvimento brasileiro, para que ela não fique para trás. Mas há uma minoria, como eu disse, preconceituosa, segregacionista que desconhece que o sol nasceu para todos.

Talvez, o jovem que tenha feito esse vandalismo nem tenha muita consciência política, mas deve ter ouvido algum discurso racista em casa, ouvido os pais falarem horrores do prefeito. Ou, então, são pagos para tanto.

Como sempre diz o prefeito a seu secretariado, com o seu espírito pacifista: “Esse vandalismo é feito por meia dúzia de desequilibrados. Os fatos estão demonstrando quem está com a razão. Continuemos a recuperar Araçatuba”.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Atualmente é secretário municipal de Cultura de Araçatua-SP

Vândalos depredam equipamentos de trânsito

A reforma da rotatória das avenidas Brasília com Pompeu de Toledo não apresentou somente resultados positivos à comunidade. Apesar dos benefícios e vantagens visíveis no asfalto com a qualidade CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), correção no nivelamento e das obras estruturais, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) anunciou prejuízos provocados por atos de vandalismo durante o período de interdição do trecho. 
Secretário Paulo Arcanjo mostra o material danificado

 Após a liberação do tráfego na manhã de ontem (12), o secretário Paulo Arcanjo da Cruz informou que mais de 50% dos equipamentos disponibilizados para serviços de sinalização de trânsito foram danificados ou desapareceram. O levantamento foi feito por equipe do Departamento Municipal de Trânsito (DEMTRA).

Durante os dias de interdição foram utilizados três cones pequenos, três placas, 15 barreiras horizontais e oito cones grandes. O balanço apontou prejuízos de 66% em relação às barreiras (seis desapareceram e quatro foram danificadas); de 66% quanto às placas (duas não foram encontradas); e de 100% relativos aos cones pequenos. Todos sumiram.

A indignação do secretário Paulo Arcanjo com essa depredação do patrimônio público é ainda maior em relação aos cones grandes. Segundo informações obtidas por ele, um vândalo que dirigia uma camionete amarrou dois equipamentos no veículo e arrastou por vários metros, praticamente inutilizando-os. Os outros seis retornaram.

“Isso é inadmissível! Os recursos utilizados para aquisição desses equipamentos de sinalização de trânsito são provenientes dos contribuintes. Nós os adquirimos no final do ano passado, e os prejuízos giram em torno de 25% dos investimentos feitos, de R$ 8 mil. Porém, o que nos deixa mais indignados ainda é a falta de respeito aos bens públicos, o que denota absoluta falta de cidadania e, em consequência, de respeito aos demais cidadãos”, concluiu o secretário Paulo Arcanjo da Cruz.

-----------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Comunicação Social (SMCS)
Prefeitura Municipal de Araçatuba (PMA)
(18) 3607-6603 / (18) 3607-6611
cidadao.pma@aracatuba.sp.gov.br
www.aracatuba.sp.gov.br

2 comentários:

Hélio Consolaro disse...

RECEBI A SEGUINTE MENSAGEM DE MEU AMIGO NELSON GONÇALVES - RIO PRETO

Primeiramente gostaria de lhe informar que sempre que posso abro seus e-mails e leio seus artigos.
Lendo hoje sua crônica "Vandalismo político" e a matéria "Vândalos depredam equipamentos de trânsito" vi, muito feliz, que o coronel Paulo Arcanjo da Cruz é um dos secretários do prefeito Cido Sério.
Pouco conheço o coronel Arcanjo da Cruz. Mas sei, por meio de amigos em comum, da sua imensa capacidade, honestidade e integridade moral.
Só para ilustrar a escolha do prefeito Sério sobre o coronel assisti recentemente no Programa Roda Viva da TV Cultura um jornalista indagando o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o porquê ele tinha colocado 29 coronéis nas administrações regionais da prefeitura. Kassab corrigiu o repórter dizendo que eram mais. São 32 coronéis da reserva, informou. E explicou a razão da escolha. Disse que os coronéis são homens preparados para saber lidar com diversos problemas administrativos. Eles sabem, segundo Kassab, administrar todo tipo de problema. Foram preparados para a guerra e para manter a paz em momentos de conflitos. São homens experientes, estudados e capacitados para comandar grandes pelotões de gente. Se aposentam geralmente quando estão em idade de extrema produção. E geralmente ganham pouco pelo muito que sabem. Kassab disse ainda que só não colocou mais coronéis na administração porque não encontrou mais nenhum disponível. E justificou: eles sabem dar conta do recado.
Kassab na entrevista também citou o caso de um coronel que quando foi nomeado para administrar uma subprefeita foi de inicio rechachado pela população local porque não morava naquele bairro. Mas depois de certo tempo de convivência, o prefeito precisou transferir esse mesmo coronel para outra subprefeitura e dai foram os próprios moradores, aqueles mesmos que não queriam o coronel no começo, que fizeram abaixo-assinado e sapatearam na porta da prefeitura de São Paulo contra a transferência desse coronel para outro local.

Bom COnsa,
grande abraço e mande meus parabéns ao prefeito Cido e ao coronel Paulo Arcanjo da Cruz pelo eficente trabalho.

Nelson Gonçalves, jornalista - São José do Rio Preto

Ruy Barbosa disse...

Muito simples, meu caro Watson! Segundo o Sr. Secretário, alguém presenciou "uma caminhonete", certamente conduzida por alguém, atando-se aos cones e arrastando-os. Estamos esperando o que? Que o "marginal" se apresente e assuma a responsabilidade pelos danos causados ao patrimônio público? Olha, se não me engano, isto é crime previsto no Código Penal, e etc... Vamos parar por aqui, pois "em boca fechada não entra mosca".