AGENDA CULTURAL

8.6.12

Jornalista organiza livro com crônicas de Paulo Francis, o maior polemista da imprensa brasileira

Paulo Francis

Por Giovanna Angelini e Clariana Zanutto
Foto: Derly Marques/Folhapress
 Paulo Francis foi um dos jornalistas mais importantes do Brasil, mas também um dos mais polêmicos. Morto em 1997, foi colunista da Folha de S.Paulodurante 15 anos e, agora, tem suas crônicas reunidos no livro Diário da corte, organizado pelo jornalista Nelson de Sá.

São 76 textos que falam da política norte-americana pós Watergate à redemocratização brasileira, passando por divergências que teve com colegas. O jornalista também se notabilizou como crítico de teatro, entre 1957 e 1963, no Diário Carioca. Francis fazia afirmações enfáticas, no entanto, com muitos erros. O mais famoso de todos foi quando, falando sobre Pearl Harbor, afirmou que o almirante Yamamoto havia comparecido na estreia do filme, em 1971, sendo que o militar havia falecido em 1943.

Além do jornal Folha de S.Paulo, Francis passou por outros grandes veículos de comunicação, como o Estado de S. PauloO PasquimTribuna da ImprensaRevista Status, entre outros.

Em entrevista concedida ao Cultura News, Nelson de Sá conta o processo de criação do livro, além de falar sobre a importância de Francis para a imprensa brasileira. Confira no vídeo abaixo os melhores momentos da conversa.



Nenhum comentário: