AGENDA CULTURAL

26.6.12

Nossas crianças merecem respeito


Alunos de escolas municipais de Araçatuba em atividades fora da sala de aula
 
Hélio Consolaro*
LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO

Há certas pessoas que injustamente classificam seus semelhantes, usando a aparência ou a condição econômica. Adotam a máxima de que as pessoas com menor poder aquisitivo estão nessa condição porque são incompetentes.

Na opinião deste croniqueiro, a pobreza é fabricada pelo capitalismo. E ele se mantém com a exploração dos pobres. Daí surgem os programas de compensação de renda, tentando amenizar a perversidade do sistema com bolsa-família e outros programas sociais.   

De todas as medidas de justiça social, a mais eficaz vem pela educação, porque ela passa ferramentas às pessoas que não estão em condições favoráveis. Pela educação, a própria pessoa luta para se incluir socialmente no sistema, torna-se uma consumidora, uma cidadã.
Caderno do kit escolar fornecido pela Secretaria Municipal de Educação aos alunos. Na capa, há fotografias dos próprios alunos das escolas municipais. Os alunos se veem no material escolar
Se o Brasil não avança mais economicamente no cenário mundial se deve à defasagem na questão educacional, porque até pouco tempo, há duas ou três décadas, levantar a bandeira da defesa da educação para todos era considerado uma subversão. Tivemos uma classe dominante tacanha, que dominava a base da pirâmide social mantendo-a despreparada, ignorante.
Pasta
E tais pessoas preconceituosas, que desconsideram os pobres ainda estão por aí, convivendo conosco. Logo quando ampliamos o balé municipal para a periferia de Araçatuba, encontramos uma madame que me disse ironicamente:

- Nossa! A coisa está mudando mesmo...  Veja, a filha de minha empregada está fazendo balé!
Mochila com rodinhas
 Como se crianças da periferia não tivessem esse direito. O prefeito Cido Sério (PT) faz um governo de dar oportunidades para todos e gasta bem o dinheiro público. Tanto que em sua administração Araçatuba foi premiada pela Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e pela FGV – Fundação Getúlio Vargas – como o município que melhor gasta o dinheiro público. Como um prefeito com esse prêmio pode ser cassado por improbidade administrativa? A Fiesp e a FGV não são entidades sérias? Na verdade, estão querendo jogar “merda”, isso mesmo, não dá para usar outra palavra, caro leitor, no prêmio do prefeito Cido Sério (PT), porque a premiação foi uma afronta para certas pessoas.
Garrafinha d'água (squezze). Com isso, a Prefeitura de Araçatuba economiza 15 mil copos descartáveis por dia (no mínimo, as o sistema municipal de ensino possui 15 mil alunos), economizando e contrbuindo com o meio ambiente
Há um ditado popular que o “barato” sai “caro”. Na concorrência dos kits escolares a firma que tinha o melhor preço não apresentou amostras de seu produto, por isso foi desclassificada e chamada a segunda colocada no preço. Você, caro leitor, compraria algum produto sem ter informações sobre ele ou sem vê-lo? A Prefeitura de Araçatuba zelou pela qualidade, porque nossos alunos do sistema municipal de ensino merecem materiais tão bons quanto os das escolas particulares.     
Agenda escolar do kit. As fotos dos próprios alunos das escolas municipais ilustram a capa da agenda
 Numa reunião na Casa do Advogado de Araçatuba em 2011, quando algumas entidades montaram um circo, achando que o prefeito Cido Sério fosse palhaço (e ele, humildemente foi lá e deu uma lição de como se faz uma administração humanitária), alguns oradores daquela sessão disseram para o prefeito não pôr ar condicionado nos berçários das creches, nem dar aumento aos funcionários públicos, pois assim sobraria mais dinheiro para o asfalto.
Camiseta com manga
 E o prefeito respondeu que faria as duas coisas, como fez e está fazendo: cuidando da cidade, sem abandonar as questões sociais. Hoje, Araçatuba é outra, está bonita, faz orgulho a seus moradores, e a parte social atendida, sem crianças perambulando por suas ruas.
Camiseta cavada
 O prefeito Cido Sério (PT) é paciencioso, vai vencendo os obstáculos com calma, mostrando que o caminho é administrar a cidade para todos.  

Lápis de cor - tudo faz parte do kit escolar
*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Atualmente é secretário municipal de Araçatua-SP

Um comentário:

Unknown disse...

A felicidade, o bem-estar das crianças garantindo-lhes saúde, educação e acesso aos bens culturais é o que de melhor um prefeito pode fazer. Claro que tudo é importante, todas as questões se cruzam...e aproveito para mandar uma banana para essa madame metida à besta: o mundo sé vai melhorar quando todas as crianças tiverem as melhores oportunidades. kkkkk (desculpa, não resisti).kk Parabéns ao Prefeito e ao senhor, caro secretário.