AGENDA CULTURAL

1.12.12

Música por todos os lados

No final do show, Fernando Sardo, o primeiro da esquerda para a direita, convida alguns músicos que estiveram paraticipando de suas oficinas a se incorporarem ao palco, participando da harmonia experimental
Fernando Sardo esteve em Araçatuba por uma semana no Circuito Olhar Arte, evento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Sesc. A vinda dele foi proporcionada pelo Sesc. Sardo passeava pela Casa da Cultura Adelino Brandão, atendia músicos e a garotada do Projeto Guri em sua oficina. Fazia tudo isso com muito alegria.
Sardo no palco com o grupo GEM

Na noite de sexa-feira, 30 de novembro de 2012, Fernardo Sardo e o Grupo GEM deram um espetáculo no teatro municipal Castro Alves, arrancando aplausos  calorosos da plateia. Conheça mais esse artista, clicando aqui.



Fernando Sardo é músico multi instrumentista, compositor, artista plástico, lutier e artista educador. Constrói instrumentos, esculturas sonoras e instalações musicais que podem ser encontrados em diversos parques e espaços culturais no Brasil e no exterior. Ao longo de sua carreira, já participou de várias trilhas sonoras para cinema, dança e teatro, e diversas exposições (individuais e coletivas) em espaços culturais e instituições. Seu trabalho diverso assim como seus projetos de arte-educação podem ser encontrados e foram desenvolvidos no Brasil e exterior.
Desde 1989, ele ministra oficinas de música e luteria, que fazem parte de um trabalho artístico e social que aponta para a democratização da cultura e da educação. Nelas, o público tem a oportunidade de construir e tocar seus próprios instrumentos e também aprender sobre música e ecologia, um incentivo à criatividade, à crítica e à reflexão.
Seu trabalho é fruto de uma pesquisa, iniciada em 1980, em música e luteria étnica de diversas épocas e culturas distintas e só se fez possível devido ao caráter cosmopolita da metrópole paulistana. A partir daí, construiu mais de 100 instrumentos musicais com matérias primas alternativas e esculturas sonoras. Esta pesquisa caracteriza as suas composições musicais que contém uma grande variedade de timbres e sonoridades.
Possui seis CDs gravados. Destes, quatro com o grupo Ya Nur, um com o grupo GEM, e um solo. Atualmente faz apresentações musicais e exposições em diversos espaços públicos e privados, nos SESC, por todo Brasil. Em 2008 esteve na 28ª Bienal de São Paulo com a instalação sonora Dessintetizador e o grupo GEM, sendo pioneiro em apresentações musicais dentro da Bienal de Artes Plásticas de São Paulo.

Nenhum comentário: