AGENDA CULTURAL

15.3.14

Dr. Nava: vereador petista

Dr.Nava, camisa preta; prefeito Cido Sério,camisa clara 

Hélio Consolaro*

Conheci o vereador Dr. Nava (qual o seu partido mesmo?) nas lides políticas, sendo vereador da situação e eu secretário municipal de Cultura de Araçatuba.

Ele ajudou na implantação da nova política cultural no município, defendendo-a e votando favorável na Câmara Municipal de Araçatuba. Sou-lhe grato.

Apenas não entendi o seu retorno à oposição. Mudar de partido até o cidadão comum perdoa, mudar de time (situação e oposição), pulando para cá e para lá, deixa o eleitor perdido, não se sabe se o político está marcando gol a favor ou contra.

Quando pula muito, como macaco, acaba agarrando galho podre, sendo chamado de vereador pula-pula. Como cada um sabe onde o sapato aperta, e todos nós temos lá nossas incoerências, deixemos isso para lá.

Na última eleição, ele se elegeu graças ao votos do PT, o partido de Lula está no DNA do mandato do Dr. Nava. Se o PT tivesse saído sozinho na chapa de candidatos a vereador, teria eleito dois vereadores, mas como coligou (e o Dr. Nava exigiu participar da chapa onde estivesse o PT, e o vereador fez um pouquinho de voto a mais), os petistas ficaram apenas com um representante na Câmara Municipal de Araçatuba. Se o Dr. Nava fosse fiel, e a gratidão a sua marca, estaria alinhado com o prefeito Cido Sério (PT).   

Como candidato da oposição, em 2008, Dr. Nava foi bem votado no primeiro mandato; da situação, em 2012, teve metade dos votos para o segundo mandato. As pessoas não gostam de gente com duas caras. Será que vai se reeleger em 2016? Quem pula-pula perde a confiança, a credibilidade. Como o Nava é doutor, foi delegado de polícia, é promotor público aposentado, deve saber o que está fazendo.

Na sexta-feira, 14 de março de 2014, o prefeito convocou a Câmara Municipal para uma sessão extraordinária. O objetivo era votar o projeto de lei que estabelece normas para o Executivo qualificar como organizações sociais pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos.

Dr. Nava (Ermenegildo Nava) recorreu à Justiça para impedir a realização da sessão extraordinária, pois sabia que a situação seria vencedora. Esse é um exemplo em que políticos tentam usar a Justiça a favor dos interesses deles. O juiz não caiu na conversa dele e não lhe concedeu liminar.  

A minha surpresa não parou aí, pois como o Dr. Nava foi cair numa enrascada desta: querer impedir que o Legislativo apreciasse o projeto. Sua atitude demonstrou que ele desconsidera seus pares. 

Pensei que o Dr. Nava estaria presente à sessão extraordinária, com argumentação veementemente contra o projeto, como sempre faz. Eis outra surpresa: não compareceu. Certamente, não gosta de trabalhar às sextas-feiras   


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP 

Nenhum comentário: