AGENDA CULTURAL

10.4.14

Experimentânea 11 - livro do Grupo Experimental

Escritores participantes do livro

José Hamilton Brito*

No dia cinco de abril de 2014, no Museu Araçatubense de artes plásticas, o grupo experimental da academia Araçatubense de letras lançou não apenas mais uma coletânea dos seus membros. Lançou “a” coletânea, a de número onze.
Digo porque nunca é apenas mais uma, pois cada uma se reveste de um quê especial.

O que é o grupo experimental?
Ele é constituído de pessoas que gostam de se reunir para falar sobre literatura e enquanto falam, aprendem.
Se aprendem, aprendem com alguém.
Um dia o professor Helio Consolaro pensou em criar um grupo assim; submeteu a ideia aos seus confrades e confreiras e todos resolveram que a proposta seria aprovada e se tornaram padrinhos e madrinhas de todos nós.
Diga-se, providência inédita em academias por todo o Brasil. Nem a brasileira tem algo parecido. Tanto lá como cá, um objetivo comum: o cultivo da língua portuguesa.

O resultado de tão nobre causa tem dado frutos; do grupo saíram vários para a academia araçatubense: Dr.Lourival Lautensclager, Maria Luzia Vilela, Yara Pedro, Emília Goulart dos Santos.
Agora mesmo, vários que o integram se candidatam às vagas abertas.
Como funciona?

Simples, você comparece todas as segundas terças feiras de cada mês, 19h30, na sede da academia , encontra uma turma legal e participa das atividades que consistem em ouvir sobre literatura, aprender sobre os seus gêneros. No começo você fica meio calado, envergonhado, mas depois...
Bem, comigo foi assim. Um dia o professor Hélio perguntou se eu não falava. Foi a pior asneira que fez na vida. Hoje ele pede pelo amor a Deus que eu cale a boca.

Quando eu era estudante do curso de letras , lia por obrigação. Hoje, faço-o por devoção.

Na vida, por força da profissão, procurava pela literatura pertinente à ela; na indústria farmacêutica e fazendo propaganda médica, lia sobre anatomia, fisiologia, farmacologia, técnicas de propaganda.

Agora, leio o que gosto e lendo, vou tirando subsídios para compor os meus textos, que segundo o poeta linguarudo Heitor Gomes, estão cada vez piores.
Tanta gente boa já passou por lá: Luana Leite, Talita Rutchelli, Heitor Gomes, Ventura Picasso, Rita Lavoyer, o grande ator Laerte Silva, Adriana Manarelli, Edi Carlos dos Santos, Joana Paro, Juarez Firmino, a saudosa Mildred Paciti Rocha, Salete Marini, André Bernardes. Tem gente que freqüentou, saiu e voltou , como a amiga Hilda Dias de Oliveira.
E quem recepciona e coordena os trabalhos da turma é a escritora Manianice Paupitz Nucera.

Sempre temos a presença de um acadêmico nas nossas reuniões, ensinando, corrigindo desvios literários, nos ensinando nas análises de textos, como fazê-los.

Aqui uma citação especial e um muito obrigado à Cecília Vidigal Ferreira, Marilurdes Campezzi, Cidinha Baracat, Helio Consolaro, Yara Pedro e à Rita Lavoyer, que enquanto frequentou o grupo desenvolvia dupla função: assistia e nos ensinava ao mesmo tempo. Um abração, Rita.
Capa do livro
Por justiça e a meu ver, a direção da academia nunca esteve em tão boas mãos e olha que já esteve nas mãos de uma Cidinha Baracat.

O professor Tito Damazo dá uma dinâmica nunca vista à academia. Não perde uma só das nossas reuniões e sempre propondo atividades para o grupo. 

Levamos ao teatro Castro Alves um sarau com textos do poeta Manuel Bandeira , que foi o maior sucesso de crítica, público e bilheteria...bilheteria não. Foi gratuito. Agora mesmo estamos organizando algo semelhante com o poeta Augusto dos Anjos. Quer participar? Entra para o grupo que ainda dá tempo.

Compondo a história das coletâneas que antecederam a de número onze, uma sucessão de fatos e de pessoas que dignificaram a literatura Araçatubense...E eu, por modesta que seja minha contribuição, inserido no contexto.

Deo Gratias !

*José Hamilton Costa Brito é advogado, escritor, membro do Grupo Experimental da Academia 

Nenhum comentário: