AGENDA CULTURAL

31.7.14

Pedro Andrade Wanderley: O revisteiro e o presidente da Fanfarra Municipal de Araçatuba

A REDAÇÃO, KAIO ESTEVES - ARAÇATUBA - jornal O LIBERAL, 27/7/2014

Pedrinho divide o trabalho como jornaleiro e coordenador da Fanfarra Municipal de Araçatuba
O revisteiro Pedro Andrade Wanderley, 61 anos, é uma das lendas vivas de Araçatuba. Seja pelo trabalho como dono de uma das mais tradicionais revistarias da cidade, ou pelo trabalho como presidente da Fanfarra Municipal de Araçatuba (FAMA) há mais de 12 anos.


Pedrinho, como é conhecido, gosta de papear e também admira uma boa música. Foi assim que começou sua história com a fanfarra da cidade. No começo, levava os filhos para tocarem no grupo, formado por cerca de 100 adolescentes e adultos. "Meus dois filhos tocavam trompete e trombone na fanfarra e eu ia junto para vê-los. Acabei gostando da coisa e ajudando o pessoal. É algo que tenho orgulho", disse.

De início, Pedrinho acompanhava o pessoal ajudando a carregar instrumentos e assistindo apresentações. Ficou anos fazendo o mesmo trabalho para ajudar a fanfarra, até surgir a oportunidade de se tornar presidente do grupo. "Entrei como presidente em 2001 e estou até hoje. Mas nem por isso deixei de carregar os instrumentos e ajudar no que for possível", brincou.

A Fanfarra de Araçatuba foi criada em 1994 e compelta 20 anos no mês que vem. Nas mãos de Pedrinho, a fanfarra araçatubense foi tricampeã brasileira, tricampeã estadual e também conquistou diversos torneios pelo país. "Agora estamos com uma turma mais nova e tenho certeza que teremos sucesso".

Os ensaios acontecem três vezes por semana, na sede da fanfarra, localizada no bairro Santana. Apesar disso, Pedrinho afirma que o grupo ainda tem dificuldades. "Faltam instrumentos e precisamos de ônibus para viajar às vezes. São essas algumas dificuldades que ainda temos".

REVISTARIA
Um dos setores que contribuíram para o desenvolvimento da cidade de Araçatuba mais de 100 anos de história do município foi a imprensa. E a distribuição desses periódicos regionais, sem dúvida, foi tão importante quanto a existência e o aparecimento da imprensa na cidade.

A Revistaria do Pedrinho é uma das mais antigas da cidade, localizada na rua Cussy de Almeida próximo ao cruzamento da rua Luís Pereira Barreto, no centro de Araçatuba funciona há 40 anos no mesmo local. Desde 1972, Pedrinho trabalha no mesmo lugar e se diz um apaixonado pela profissão.

Nascido em Campo Grande (MS) mas residente de Araçatuba desde os nove anos, antes mesmo de possuir a banca ele já trabalhava na venda de jornais e revistas na cidade distribuindo exemplares pela cidade. Depois disso, teve a oportunidade de ficar com a banca, que pertencia a um grupo local, e continuou com o trabalho, que ele considera se considera "apaixonado" até hoje.

Quando assumiu a banca, na rua em que ela fica localizada moravam muitos pecuaristas, responsáveis por movimentar a economia local pelo setor agropecuário. "A maioria dos pecuaristas de Araçatuba morava aqui na Cussy de Almeida. Conheço a maioria até hoje e eles continuam comprando aqui", contou.

Pedrinho ainda sente falta dos tempos antigos de Araçatuba, quando o boi era a principal força econômica da cidade e a arquitetura das cidades eram baseadas em casarões, em sua maioria, de origem europeias. Porém, gosta do desenvolvimento atual da sociedade e admira que, mesmo com toda a modernização social, a leitura de jornais, revistas e outros exemplares tenham sobrevivido com o tempo.

OBSERVAÇÃO DO BLOGUEIRO: a Fanfarra Municipal de Araçatuba é mantida pela Prefeitura de Araçatuba, consta do orçamento da Secretaria Municipal de Cultura

Nenhum comentário: