AGENDA CULTURAL

5.8.14

Licitação para reforma de aeroporto poderá ocorrer em 90 dias

Ministro Moreira Franco recebe documentos do prefeito Cido Sério
Araçatuba está incluída na primeira etapa de obras de reforma e ampliação de programa de aviação regional do Governo Federal, ao lado de outros sete municípios no Estado de São Paulo. O anúncio foi feito pelo ministro Moreira Franco, da Secretaria de Aviação Civil (SAC), durante reunião nesta quinta-feira (31), em São Paulo, com prefeitos e representantes municipais. O prefeito Cido Sério participou do encontro.

Para o Aeroporto Dario Guarita estão previstas quatro obras estruturais: alargamento em dez metros da pista, que tem 2.120 metros de comprimento; reforma e ampliação do terminal de passageiros, que terá 4.900 metros quadrados (hoje são 1.100 metros); ampliação do pátio, para estacionamento de oito aviões do tipo Boeing-737; ampliação e reforma da seção contraincêndio, de 603 metros quadrados. Conforme os estudos finais poderá haver alterações.

O terminal de Araçatuba – movimenta hoje 164 mil passageiros por ano – é um dos oito que está com estudos preliminares concluídos na Secretaria de Aviação Civil. E, a partir de agora, passará por licenciamento ambiental. Esta é a última etapa antes da licitação para reforma, que deve começar em 2015.

"Esta foi a última reunião para deliberar sobre as reformas. Dentro de 60 dias, os aeroportos que não enfrentam problemas ambientais – foge da nossa governança – já poderão entrar em processo de licitação para as obras", declarou o ministro Moreira Franco.

AVIAÇÃO REGIONAL

Além de Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Franca, Marília, Presidente Prudente e Sorocaba foram contemplados no Programa de Investimentos em Logística (PIL), do Governo Federal. Exceto Prudente, que enfrenta dificuldades ambientais, os demais municípios estão na mesma etapa, imediatamente anterior ao licenciamento.

O programa foi iniciado em 2013, e visa reformar e ampliar 270 aeroportos de cidades pequenas e médias em todo o País. Os outros onze aeroportos paulistas contemplados são os de Ribeirão Preto, Ourinhos, Registro, São José do Rio Preto, Botucatu, Fernandópolis, Guarujá, Piracicaba, Rio Claro, Guaratinguetá e São José dos Campos.


Estão previstos investimentos de R$ 7,3 bilhões, no Brasil, e R$ 360,5 milhões para ampliação da aviação regional em São Paulo, com a reforma desses 19 terminais aéreos. O principal objetivo é fazer com que 96% da população brasileira esteja a – no máximo – 100 quilômetros de um aeroporto. "A meta é colocar esses 270 aeroportos operando, já que os quase 100 em funcionamento hoje são insuficientes para o tamanho do País", concluiu Moreira Franco.

Nenhum comentário: