AGENDA CULTURAL

21.8.14

Mostra de teatro do Senac

Programação



Oficina: O Tempo e o Ritmo na Cena - o ator na sinfonia cênica e o desmascaramento do ator pela via da máscara neutra
27/08/2014 até 29/08/2014 das 13h30 às 17 horas
 – Senac Araçatuba

Esta oficina concebe a execução da cena por meio de uma ideia de musicalidade, já que podemos isolar os aspectos temporais dos diferentes elementos teatrais (movimento, aceleração, pausa, intensidade, duração) da mesma maneira que podemos destacar as informações que compõem a música (pulso, ritmo, melodia, andamento, harmonia) e despojar o ator de vícios cênicos, oferecendo instrumentos para uma compreensão da própria corporeidade e fisicalidade, individualmente e em coletivo.


Palestrante: Juliana Calligaris
Atriz, bacharel em Artes Cênicas, licenciatura em Filosofia e mestre em Linguística com abrangência em Teatro e Semiótica pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp.


Dramaturgia Contemporânea
26/08/2014 das 20 horas às 22h30
 – Teatro Municipal Castro Alves - Araçatuba

Possibilidades da dramaturgia contemporânea sob a ótica de um autor brasileiro.

Palestrante:
Samir Yazbek
Dramaturgo e diretor teatral. Consolidou sua formação com o diretor Antunes Filho. Escreveu O Fingidor (Prêmio Shell 1999 de melhor autor; distribuída pelo Ministério da Educação para 475 mil alunos da rede pública de ensino), A Terra Prometida (entre os dez melhores espetáculos de 2002, segundo o jornal O Globo), A Entrevista, O Invisível, As Folhas do Cedro (Prêmio APCA 2010 de melhor autor), e Fogo-Fátuo, entre outras.

Oficina: Dramaturgia em Movimento
27/08/2014 das 19 às 23 horas
 – Senac Araçatuba

Reflexão sobre conceitos básicos de dramaturgia, abarcando as mais variadas correntes estéticas e ideológicas, culminando nas possibilidades da escrita contemporânea.

Palestrante:
Samir Yazbek
Dramaturgo e diretor teatral. Consolidou sua formação com o diretor Antunes Filho. Escreveu O Fingidor (Prêmio Shell 1999 de melhor autor; distribuída pelo Ministério da Educação para 475 mil alunos da rede pública de ensino), A Terra Prometida (entre os dez melhores espetáculos de 2002, segundo o jornal O Globo), A Entrevista, O Invisível, As Folhas do Cedro (Prêmio APCA 2010 de melhor autor), e Fogo-Fátuo, entre outras.
 
Espetáculo Auto da Barca do Inferno, Gil Vicente
Oficina: Ator, um Corpo Vivo
27/08/2014 até 29/08/2014 das 19h30 às 22h30
 – Casa da Cultura - Penápolis

A oficina propõe a investigação da presença no trabalho do ator: o estudo do movimento a partir da percepção da coluna vertebral, a conexão entre corpo e mente, peso e respiração aplicados em experimentações e jogos teatrais.

Palestrante:
Vinícius Meloni
Ator formado pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo e aluno do último ano do curso de Licenciatura em Arte-Teatro pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista.

Oficina: Introdução ao Laboratório Metodológico da Criação Orgânica - caminhos para o corpo híbrido do ator no espaço-tempo
28/08/2014 até 29/08/2014 das 19 horas às 22h30
 – Senac Araçatuba

A oficina trata do treinamento técnico sistematizado do mestrado em artes cênicas, propondo a investigação pela via orgânica de modo que se encontre caminhos para a corporeidade híbrida e sua aplicabilidade na cena autoral.

Palestrante:
Fabiana Monsalú
Mestre em Artes Cênicas ECA-USP e diretora artística do Núcleo Adega de Teatro.
 
Espetáculo Carícias, teatro municipal Castro Alves
Espetáculo: A Barca do Inferno
30/08/2014 às 11 horas
 – Praça Rui Barbosa – centro - Araçatuba
Preço: Participação gratuita.

Local de realização: Praça Rui Barbosa, Centro
Adaptação livre da obra O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, o espetáculo A barca do Inferno é formado por uma sequência de quadros humorísticos em que o diabo e o anjo, em saborosos diálogos, defrontam-se com as almas recém-mortas que vão embarcar para a eternidade. Em cada um desses quadros, as personagens contextualizam grupos ou classes sociais.

O Grupo Teatral Athos foi fundado em 2003 com apresentações religiosas e pequenas performances. Com o passar do tempo, o grupo se dedicou a buscar cursos de capacitação em encenação e atuação e aos poucos, começou a participar de encontros, workshops de formação e do Projeto Ademar Guerra através da orientação artística de um profissional de teatro. A mais recente peça encenada pelo grupo é A Barca do Inferno, adaptação do clássico literário de Gil Vicente. Com esse mesmo espetáculos participamos de diversos Festivais e Mostras de Teatro. Dentre eles destacamos: Fringe 2014 – Curitiba PR; 3º MS em Cena - Três Lagoas – MS; Festival Festivale – Festival de Teatro realizado no Anfiteatro do Parque da Cidade de São José dos Campos; Festival Pandora – Festival de Teatro de Taquaritinga. Apresentações realizadas no Clube Náutico, em 2013.

Espetáculo: Carícias
30/08/2014 às 20 horas
 – Teatro Municipal Castro Alves – convires 01 hora antes

Estudantes da unidade apresentam o espetáculo Carícias, uma sucessão de episódios na qual (ou nos quais) a incomunicabilidade é uma constante. O texto dialoga com a crueza e acidez do nosso tempo. Põe em cena, sem rodeios, o esgotamento e a fragmentação das relações humanas na contemporaneidade. A montagem reflete o paradoxo: o aparato tecnológico e seus meios de comunicação e ainda há incomunicabilidade, o vazio.

Tramas da Humanidade: mitos gregos
30/08/2014 às 20 horas
 – Casa da Cultura de Penápolis – convites meia hora antes

Mitos são memórias tramadas da humanidade, histórias que dizem sobre as origens, mas permanecem completamente atualizadas em relação aos aspectos da vida. A mostra Tramas da Humanidade vai à fonte de potência dos mitos gregos, que paira como um tempo suspenso sobre o tempo da vida terrena. O lugar da cena, oblíquo, engendra passagens entre atores, deuses, seres mitológicos, o antigo e o presente.

Senac Araçatuba

Av. João Arruda Brasil, 500 - São Joaquim
Araçatuba - SP
E-mail: aracatuba@sp.senac.br
Telefone: 18.3117-1000
26/08/2014 até 30/08/2014
Contamos com o apoio das Secretarias de Cultura dos municípios de Araçatuba e de Penápolis e do Projeto Ademar Guerra.
Mais Informações:


Nenhum comentário: