AGENDA CULTURAL

23.10.14

Cadê o bicho grilo?

Hélio Consolaro*

Meu amigo de juventude Tito Damazo vai estrear na literatura juvenil com o livro “Sob a batuta do bicho grilo”, poesias, 56 páginas, R$ 15,00. Seu livro foi premiado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Araçatuba e terá uma sessão de lançamento no próximo sábado, 25 de outubro, às 16h30, no saguão da biblioteca municipal Rubens do Amaral, Araçatuba.

As ilustrações foram feitas por Antonio Luceni, com participação especial de Suzete Gaeti Sabino na página 20 e fazendo também a capa. No final do livro, há uma partitura do poema Sapo Rex, musicado pelo filho Álvaro Damazo
Por minha livre e espontânea cretinice, me dispus a escrever algumas linhas sobre o livro.

- Tito, mande o livro, preciso escrever alguma coisa sobre ele, divulgá-lo...

E o livro chegou às minhas mãos, antes da tarde de lançamento. Ele teve essa coragem. Se elogio, o texto será tratado como rasgação de seda; se faço críticas, apontando os defeitos do livro, vão dizer que o Tito nem precisa de inimigo, tendo um amigo deste quilate já basta.

Quem lê o título “Sob a batuta do bicho grilo” pensa logo: “Dessa vez o Tito soltou a franga...” Que nada, a franga continua presa numa gaiola de ouro.

Não estou dizendo, caro leitor, que o livro seja ruim. Não!!! O seu conteúdo é poesia de primeira linha, mas parece um livro escrito na década de 50. Não aparece nada futurista: nem celular, carro, trem, metrô, tão caros aos jovens.

Por outro lado, esbanja trabalho com a palavra e ternura. Atrás daquela figura apolínea, que é o Tito, você encontra um poço de doçura. Fica mal um homem falar isso de outro homem, mas é verdade. Acaricia filhos, aconchega netos.

Lógico, no prefácio feito por ele mesmo teve que citar Ferreira Gullar, João Cabral de Mello Neto. Poetas maiores, referências do Tito Damazo na literatura, mas coisas de somenos para juventude.

Você sabe, caro leitor, talvez eu esteja menosprezando a inteligência dos jovens. E a garotada vai adorar o livro. Tomara que seja mesmo um sucesso! O Tito merece.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP


Nenhum comentário: