AGENDA CULTURAL

22.12.14

Dilma foi reeleita graças à esquerda

Fato não pode ser ignorado, diz filósofo, em sua coluna no Valor Econômico; "Dilma e seu governo não foram - nem são - de esquerda. Porém, na reta final da campanha, o que a levou à vitória foi uma sensibilidade deste lado político", diz ele (22/12/2014)

247 – A presidente Dilma Rousseff foi reeleita em outubro "graças à esquerda", escreve o filósofo Renato Janine Ribeiro, em sua coluna no jornal Valor Econômico nesta segunda-feira 22.
"Não podemos, numa análise fria dos acontecimentos, ignorar este fato. Isso não quer dizer que foi a esquerda quem elegeu Dilma. Ela teve votos de famílias políticas bem variadas. Mas no momento decisivo, em que se formularam os argumentos decisivos para a reeleição, em que se construiu o imaginário que forjaria a unidade que a elegeu, o discurso foi de esquerda", analisa.
Segundo ele, a esquerda estava na defesa dos movimentos sociais e Aécio Neves (PSDB), em sua avaliação, "fez bem em assumir o Bolsa Família". "A franqueza de Arminio Fraga, ao dizer que seria difícil manter os aumentos reais do salário mínimo, pode ter custado votos ao candidato tucano", afirma.
Ribeiro diz que a nomeação da nova equipe econômica por Dilma, no entanto, não significa que foram plagiados programas de Aécio e Marina Silva, nem que a esquerda foi traída. "A economia é o meio imprescindível para as mudanças sociais que a candidata reeleita quer implantar. Se tiver de escolher entre o desenvolvimentismo praticado nos últimos anos e uma economia mais ortodoxa, ela optará pelo meio que preserve a capacidade estatal de investir no setor social - hoje, o segundo", afirma.

Renato Janine Ribeiro é araçatubense.

Nenhum comentário: