AGENDA CULTURAL

19.12.14

Praça iluminada de Birigui

Hélio Consolaro*

Alguns cidadãos cruzam comigo e questionam por qual motivo a Prefeitura de Araçatuba não ilumina a praça Rui Barbosa como faz Birigui com a Dr. Gama. Se é falta de dinheiro.

Não se trata de falta de dinheiro, porque tal serviço não fica tão caro. A iluminação da praça Dr. Gama de Birigui é feita por lampadinhas chinesas, cujo uso foi proibido na época do apagão do FHC, por se tratar de uso supérfluo de energia elétrica.

Como o Brasil está bem melhor do que naquela época, Birigui usa a energia para enfeitar a praça sem nenhuma censura. E fica muito bonito.


As cidades se comportam como os vizinhos, sempre com olhares de inveja para a casa ao lado, querendo fazer melhor do que o outro. Ou, então, imitando grosseiramente aquele que foi bem sucedido: se Birigui fez, por que não fazer em Araçatuba?

Felizmente, o bairrismo doentio entre Birigui e Araçatuba (vice-versa) está superado. As duas cidades se interagem sem nenhum preconceito. Todos procuram policiar sua linguagem para que sentimentos ruins não aflorem.

Araçatuba precisa melhorar a sua decoração natalina, isso é evidente. Elaborar um projeto, porque todos os moradores da cidade desejam vê-la linda no final de cada ano, mandando uma mensagem para o mundo, para que ela seja mostrada bela aos visitantes.

Ver as ruas arrumadas, com muitos prédios novos, casas bem conservadas, shoppings, comércio pujante – tudo isso é uma conquista, falta agora a cereja do bolo, o glacê. O prefeito Cido Sério (PT) tem dito que prefere o brilho dos olhos de nossas crianças com escolas decentes, Balé Municipal, Projeto Guri ao brilho das lampadinhas artificiais.


Claro que ele está repleto de razão. Araçatuba aparece com sua pujança (crescimento do PIB, maior que o da China), com seus eventos culturais (como o EDARA – Encontros de Dança de Araçatuba), mas um toque especial no Natal, dar à cidade umas pinceladas coloridas seria muito legal.

Não vamos imitar Birigui que está fazendo sucesso com sua praça iluminada, mas montar um projeto diferente, fazer de Araçatuba um presépio em cada final de ano. Um momento de quebrar a rotina. Cada cidade tem sua personalidade, não devem ser todas iguaizinhas, principalmente nas festas natalinas.  

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário Municipal de Cultura de Araçatuba-SP  

Nenhum comentário: