AGENDA CULTURAL

19.12.14

Prefeitura investe quase R$ 600 mil em viaturas para aprimorar serviços do Corpo de Bombeiros

18.12.14 – A Prefeitura de Araçatuba e o 20.º Grupamento de Bombeiros, com participação efetiva da comunidade, deram mais um passo para excelência dos serviços de prevenção e resgate prestados à própria comunidade. Na quinta-feira (18), cinco novas viaturas foram entregues por meio do Febom ((Fundo Especial de Bombeiros), em cerimônia realizada no Paço Municipal.

Os investimentos são de quase R$ 600 mil. A viatura Autotanque 20107, de combate a incêndio, e duas viaturas de transporte pessoal (20102 e 20103) foram adquiridas com recursos provenientes da taxa de serviços de bombeiros. Assim como outras duas unidades de resgate (UR 20102 e UR 20103), que também foram oficialmente entregues durante a solenidade.

A corporação contava, até agora, com uma viatura Autotanque de grande porte, para atendimento regional. O novo veículo, de pequeno porte, será utilizado exclusivamente em Araçatuba. As duas viaturas de transporte pessoal serão direcionadas, especialmente, para fiscalizações e vistorias técnicas em locais destinados para realização de eventos. E com as duas novas unidades de resgate, a população pode contar com os serviços de quatro veículos.

O prefeito Cido Sério e o comandante interino do 20.º Grupamento, tenente-coronel Cláudio Perpétuo Cândido, oficializaram as entregas nas presenças de diversos convidados: diretor do Fórum, juiz Nilton Santos de Oliveira;integrantes da corporação; representantes de diversos setores da comunidade; secretários municipais; e dos vereadores Jaime José da Silva, que é presidente da Câmara, de Durvalina Garcia, Cabo Claudino e Gilberto Batata.
Prefeito Cido Sério (PT), falando, e secretários
Cido Sério destacou os benefícios que as novas viaturas trazem. "A nossa tarefa é oferecer melhores condições e equipamentos, para que a população seja atendida da melhor maneira possível. Com as novas viaturas, a performance do Corpo de Bombeiros será ainda melhor, proporcionando atendimento mais rápido e eficaz".

O comandante Cláudio Perpétuo Cândido falou sobre a relevância da parceria Estado-Município para a região. "A chegada das novas viaturas, para realizarmos nosso trabalho, é o retrato do respeito, consideração e comprometimento da gestão do prefeito Cido Sério, que está investindo nas ferramentas necessárias para continuarmos a atender a comunidade com qualidade".

FEBOM

Febom foi instituído pela Lei Municipal 5.163, de 8 de dezembro de 1997. Ela foi criada com a finalidade de arrecadar recursos para aquisição de bens, viaturas, equipamentos e pagamentos de outras despesas necessárias ao desempenho das atividades do Corpo de Bombeiros em Araçatuba.

O órgão possui um conselho-diretor, atualmente presidido pelo coronel Francisco Assis Queiroz, que é o corregedor-geral da Prefeitura e representa o prefeito Cido Sério. Esse conselho é responsável pela administração dos recursos provenientes da taxa de serviços de bombeiros, cujos bens adquiridos são destinados exclusivamente ao Corpo de Bombeiros de Araçatuba, sendo incorporados ao patrimônio municipal.

Em 2014, os recursos gerados pela taxa paga pela comunidade (vinculada ao carnê do IPTU – Imposto Predial Territorial Urbano) foram utilizados tanto para investimentos em viaturas, equipamentos de segurança e de emergência quanto para pagamento dos salários dos 14 profissionais que integram a corporação, representando 50% da arrecadação. Doações de empresas e instituições também são gerenciadas pelo fundo.

Coronel Assis salientou o objetivo do Febom em elevar, cada vez mais, o nível de desempenho do Corpo de Bombeiros. "É a concretização do compromisso de aplicação dos recursos com seriedade, potencializando a sensação de segurança na cidade".

Nenhum comentário: