AGENDA CULTURAL

6.2.15

Inauguração da Emeb Prof. Alvino Barbosa, sob forte emoção


Descerramento da placa
 
04.02.15 – A Prefeitura de Araçatuba oficializou o início do ano letivo de 2015 com a inauguração da quinta escola municipal construída na gestão do prefeito Cido Sério: Emeb Professor Alvino Barbosa, no bairro Etemp. A partir do horário normal de expediente, às 7h30, na quarta-feira (4), alunos, pais, familiares do homenageado, demais convidados, servidores municipais (da unidade e de outras secretarias), secretários municipais, vereadores, vice-prefeito Carlos Hernandes e prefeito participaram da solenidade, marcada por momentos de emoção e reconhecimentos.

O secretário municipal de Educação, Luiz Carlos Custódio, foi o primeiro a destacar qualidades do homenageado, visivelmente emocionado. “É um orgulho prestar homenagem ao amigo de tantas jornadas. Um artista, ativista social, exemplo de professor, com conhecimento e didática exemplares”. Na sequência, a filha do professor Alvino, Paula Barbosa, o descreveu resumidamente: “sinônimo de superação e de muita garra”.

Professor Alvino Barbosa foi um dos idealizadores e fundadores da Associação Cultural Afro-Brasileira de Araçatuba. Atual presidente, Joaquim Januário Pereira destacou “o cidadão altruísta, com visão além do seu tempo e dedicação plena ao ensino e ao exercício de igualdade entre os seres humanos. Para ele, a Associação foi um dos pilares deste exercício. E graças ao prefeito Cido Sério, foi possível ampliar as contribuições da instituição, com o Ponto de Cultura, para reiterar essa construção da igualdade”. O presidente do Rotary Bandeirantes, Luiz Antônio Braga, enalteceu “o caráter dele e preocupação com o desenvolvimento social”.
Portal de entrada da escola


EMOÇÃO FAMILIAR

A família Barbosa esteve representada por dona Letícia (viúva) e os filhos Renato e Paula, em companhia dos cônjuges: Patrícia e Júlio. O advogado Renato Ribeiro Barbosa foi o porta-voz, que inicialmente agradeceu “pela sensibilidade do prefeito Cido Sério e dos vereadores por prestar a homenagem. Quando entrei numa escola com essa qualidade, fiquei com vontade de retornar ao banco escolar”.

Barbosa comparou que “faraós e reis deixam como heranças, principalmente, grandes construções, como pirâmides e castelos. Viadutos servem de passagem, e praças para lazer e descontração. Meu pai eternizou exemplos. Emprestar o nome dele a uma escola certamente agregará muito mais valor, resgatando as contribuições deixadas. E vale lembrar Pitágoras: devemos educar as crianças, para não punir os homens. Neste sentido, as contribuições do prefeito Cido Sério também serão eternizadas, porque a educação transforma a vida das pessoas, especialmente as mais humildes, como ele também foi”.

AUTORIA

O projeto para homenagear o professor Alvino Barbosa é de autoria dos vereadores Professor Cláudio, Durvalina Garcia e Edna Flor, com aprovação unânime na Câmara Municipal. A vereadora Durvalina Garcia salientou o momento histórico oficializado nesta manhã, e a vereadora Edna Flor revelou que “a autoria original é da filha do professor Alvino, Paula Barbosa, que um dia pediu uma homenagem ao pai. Ao ver essas crianças engatinhando, imagino a alegria dele por ter um espaço como este para perpetuar a imagem do cidadão de bem: uma escola, que deve cuidar dos brotos, para que a vida dê frutos”.

O vereador licenciado Professor Cláudio, atualmente secretário de Governo da Prefeitura de Araçatuba, enfatizou que “é uma manhã mágica, porque esta justa homenagem implica em mais 230 vagas asseguradas na Educação Municipal. Estamos caminhando para zerar o déficit. Isto só é possível a partir de atitude política. E o prefeito Cido Sério optou por essa decisão política: deixar a Educação em ordem, tanto em relação à estrutura quanto à contratação de professores”. Até o dia 11 de fevereiro estão abertas inscrições para mais 87 vagas (ver http://www.aracatuba.sp.gov.br).
Pátio da escola
O vereador Jaime José da Silva citou o trabalho em parceria com o professor Alvino Barbosa para oficializar a data de 20 de novembro como Dia da Consciência Negra em Araçatuba. “Ele foi um parceiro de ideal. E alcançamos esta conquista, de fato. Esta é uma data muito especial”. A vereadora Beatriz Soares Nogueira falou sobre “a emoção em contribuir com homenagens como esta, para cidadãos que ajudaram a transformar a vida das pessoas. Palavras convencem; exemplos arrastam, dizia minha mãe”.

“É gratificante ver uma estrutura como esta, da escola municipal Professor Alvino Barbosa, assim como os materiais que serão entregues às crianças. Essas conquistam representam os cuidados com o ser humano e a qualidade dispensada à Educação Municipal, prioridades do prefeito Cido Sério”, disse o vereador Gilberto Batata. O presidente da Câmara de Vereadores, Cido Saraiva, também parabenizou o prefeito por “priorizar quem mais precisa, viabilizando oportunidades iguais”.

CONHECIMENTO

Segundo o vice-prefeito Carlos Hernandes, “a escola já nasce forte, no nome. O professor Alvino Barbosa não plantou árvores, mas floresta de conhecimento e solidariedade. Além de um espaço de qualidade como esse, é preciso ter equipe competente para cuidar das crianças. Nesse caso, sob direção de Stela Maris Ferreira. Em nossa gestão, nós nunca inauguramos presídio. E não queremos. Nosso projeto é construir oportunidades como esta. A cada nova escola, um presídio a menos”.

O prefeito Cido Sério finalizou a solenidade reiterando o compromisso de atuação do Poder Público aonde as pessoas mais precisam, focado em educação, saúde, habitação, esporte e lazer, principalmente. “Até o final de nossa gestão (dois mandatos) terão sido entregues oito novas unidades, sendo uma por ano. O investimento total nas escolas Professor Alvino Barbosa e Professora Odette Costa Bodstein, no bairro Ivo Tozzi, entregue recentemente, e nas três em construção será superior a R$ 10,5 milhões, com recursos do Governo Federal e do Município. Para atingir essas metas, os apoios do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff são fundamentais”. Outras 40 unidades passaram por reforma/manutenção/adequação e oito escolas foram ampliadas.

“O professor Alvino Barbosa foi uma figura ímpar, referência na comunidade, um ser humano forte. É merecida homenagem num contexto de construção do saber. Como dizem mãe e pai, o saber ninguém tira do filho. E com o saber é possível transformar o mundo. A escola é espaço fundamental para essa conquista do saber, que certamente faz diferença na vida do ser humano. Continua fazendo a diferença na minha vida”.

Após este encerramento, o prefeito Cido Sério e convidados descerraram a placa de inauguração. Os pais foram para casa e trabalho, e os novos alunos ocuparam um novo espaço para continuidade do processo do conhecimento.

BREVE BIOGRAFIA

Alvino Barbosa foi professor, técnico em contabilidade e bacharel em direito, cursos realizados nas faculdades de filosofia, ciências e letras de Araçatuba, Jales, Ribeirão Preto e Bauru. Em muitas delas atuou como professor, posteriormente.

Incansável na busca pelo conhecimento e aprimoramento profissional, também estudou na Universidade Católica de Minas Gerais. Ele lecionou em 21 escolas de primeiro e segundo graus (hoje Ensino Fundamental e Ensino Médio) nas cidades de Araçatuba, Guararapes e Valparaíso, e em dez faculdades, dentre as quais a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araçatuba, a Fundação Educacional de Araçatuba e a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales.

O professor Alvino Barbosa tinha predileção pelo ensino e aprendizado de geografia, o que o levou a dedicar-se a várias frentes desse saber: geografia geral, física geral, humana e do Brasil, geografia econômica. Outros estudos foram voltados aos problemas brasileiros (EPB), economia regional e urbana, cultura brasileira e, por último, direito internacional público e direito comercial.

Como escritor, destacou-se com as publicações “Estudos de Geografia Física I, II e III”; “Estudos de Geografia do Brasil I, II e III”; “Estudos de Geografia Humana I e II”; e “Estudos de Geografia Humana Geral e do Brasil”.

Não bastasse todo o currículo nas áreas acadêmica e cultural, o professor Alvino Barbosa foi grande colaborador na área social, sendo um dos fundadores da Associação Cultural Afro-Brasileira de Araçatuba, da qual foi presidente por três mandatos, sempre atuante e exigente quanto à participação de seus pares na instituição. Ele afirmava que as políticas sociais em relação à comunidade negra mereciam urgência e seriedade.

Alvino Barbosa nasceu em Garça, em 1935, perdeu o pai aos cinco anos, e veio de Lavínia para Araçatuba com a mãe e irmãos em 1943. Em 1945, trabalhava como engraxate quando começou a estudar à noite na Escola Campos Sales. No início dos anos 1960 fez curso para se tornar professor normalista, e em 1963 começou a lecionar.

Em 1965 matriculou-se na faculdade de geografia da Instituição Toledo. Formou-se ainda em estudos sociais, pedagogia e direito. Durante sua trajetória, dedicou 27 anos à Rede Estadual de Ensino, 36 anos ao Ensino Superior e 42 anos ao Ensino Médio da rede particular. Ele faleceu no dia 13 de junho de 2010.

CINCO ESCOLAS CONSTRUÍDAS

• Adriano Goulart Arrué, no Assentamento Hugo Herédia
• Zilda Arns Neumann, no Assentamento Chico Mendes
• Silene Maria Barreto, no bairro São Rafael
• Professora Odette Costa Bodstein, no bairro Ivo Tozzi
• Professor Alvino Barbosa, no bairro Etemp

UNIDADES EM OBRAS

• Professora Lourdes Regina de Sousa, no bairro Verde Parque
• Professora Leila Cristina de Freitas Machado, no bairro Porto Real
• Creche no bairro Águas Claras

Nenhum comentário: