AGENDA CULTURAL

6.3.15

Picaretas e achacadores

Hélio Consolaro*

Segundo o ministro da Educação, Cid Gomes, a Câmara dos Deputados, sob o comando do deputado Eduardo Cunha, "será um problema grave para o Brasil": "Tem lá uns 400 deputados, 300 deputados que quanto pior melhor para eles. Eles querem é que o governo esteja frágil porque é a forma de eles achacarem mais, tomarem mais, tirarem mais dele, aprovarem as emendas impositivas", disse o ministro, em visita à Universidade Federal do Pará (Brasil247)

Lula da Silva, antes de ser presidente, disse que havia 300 picaretas no Congresso Nacional. Não é novidade o que disse o ministro da Educação. A surpresa é que um membro do governo federal disse o mesmo com todas as letras. A denúncia de Cid Gomes é válida para todos os legislativos, estadual e municipal.  

Na verdade, há uma certa interação (ou colaboração) entre situação e oposição nos legislativos. Quando numa câmara municipal a oposição quer formar uma CPI, os vereadores da situação pressionam o prefeito e exigem certas coisas para que a tal comissão não seja instalada, porque os trabalhos são regidos como se fosse um jogo de cartas. Comparando com o futebol, o passe do vereador de situação custa mais caro conforme a intensidade da oposição.

Escrevo isso tendo como base a minha experiência de vereador da oposição na Câmara Municipal de Araçatuba (1983-88). Os prefeitos eram Sidney Cinti e Válter Tinti. Assim, o parlamentar da oposição apertava o prefeito com as mãos dos vereadores da situação.

Podia ser diferente? Nem sei se nas democracias de outros países os legislativos são diferentes, mas quem é meio cético com o ser humano, não vê coisa melhor para o futuro.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Nenhum comentário: