AGENDA CULTURAL

14.4.15

Prefeito Cido Sério exige da Revita fim da greve dos coletores de lixo

Representante da Revita, prefeito Cido Sério (PT), secretários Cláudio Henrique (Governo) e Valdevino Bittencourt (Administração)
14.04.15 - O prefeito Cido Sério cobrou pessoalmente da direção da empresa Revita, no início da tarde desta terça-feira (14), uma solução definitiva para a greve dos coletores de lixo. A paralisação foi deflagrada no final de março. Ele se reuniu, em seu gabinete, com o supervisor da unidade da empresa em Araçatuba, Pablo Porto, e cobrou que os serviços sejam restabelecidos o mais rápido possível, para que o acúmulo de dejetos não comprometa a qualidade de vida da população. A Revita presta serviços de coleta de lixo em Araçatuba desde maio de 2011.

“Temos um compromisso na construção de uma cidade melhor para todos. A retirada e destinação correta dos dejetos sólidos são pilares fundamentais. Não podemos mais protelar esta situação, pois mesmo que seja uma greve em nível nacional, ela não deve mais colocar a limpeza de nossa cidade em risco”, disse o prefeito Cido Sério.

A Prefeitura de Araçatuba está acompanhando, desde o início da greve, a negociação, que cabe somente à empresa e seus funcionários. Paralelamente, tem cobrado o cumprindo da ordem judicial que impõe aos colaboradores executarem 70% dos serviços prestados. A Administração exige uma solução para o problema, mesmo entendendo que a greve é de âmbito nacional, e confia que a empresa tomará as medidas cabíveis para que a ordem judicial seja cumprida e os serviços contratados pelo Município sejam prestados.

O dissídio coletivo da categoria, que é uma ação na justiça para solucionar conflitos entre as partes coletivas que compõem uma relação de trabalho, está na pauta de julgamento do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de Campinas, nesta quarta-feira (15). Se o acordo entre as partes for homologado pelo órgão, a greve deverá ser extinta imediatamente.

SOLUÇÕES

Durante a audiência com o prefeito Cido Sério, o representante da Revita disse que os quase 80 funcionários, entre varredores e coletores, ainda estão em estado de greve, mas que desde esta segunda-feira todos estão trabalhando normalmente. “Foi uma decisão dos próprios trabalhadores”, comentou ele.

Porto também afirmou que se a greve terminar nesta quarta-feira, todo o lixo acumulado deverá ser coletado em uma semana. “Temos recolhido 180 toneladas de lixo por dia, e sete caminhões trabalham em dois turnos, das 6h às 14h20 e das 16h às 0h20. Com isso, conseguiremos deixar a cidade no mesmo patamar de antes até a próxima terça-feira (21)”, afirmou. A empresa paga piso salarial de R$ 874,43 a coletores e R$ 843,37 aos varredores.

Nenhum comentário: