AGENDA CULTURAL

17.4.15

Professores municipais aplaudem antropólogo em aula magna

15.04.15 – Os quase 1400 profissionais da Educação Municipal de Araçatuba aplaudiram de pé o antropólogo e educador mineiro Tião Rocha, convidado especial para ministrar a Aula Magna 2015, que teve como tema Educação em Direitos Humanos. O evento foi realizado pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com público dividido nos períodos da manhã e tarde de quarta-feira (15), na Cervejaria Avenida.

Representando o prefeito Cido Sério, que está em viagem à capital paulista, o vice- prefeito Carlos Hernandes abriu o encontro saudando os profissionais da educação em um breve discurso de reverência ao setor, introduzindo a temática do encontro. Antes dele, a diretora do Departamento de Educação e Ensino, Eliana Terence, e o secretário de Educação Luiz Carlos Custódio comentaram a vinda anterior do palestrante, também folclorista, quando participou do 1.º Fórum Municipal Infantil sobre Direitos Humanos, em outubro de 2014, com público que envolveu convidados, estudantes de onze escolas municipais e profissionais da rede municipal.
 
Luís Carlos Custódio, secretário municipal de Educação; Carlos Hernandes (falando), vice-prefeito de Araçatuba
Com o intuito de atingir toda a rede de ensino, o tema Educação em Direitos Humanos tratou do papel do professor na promoção das políticas afirmativas. Tião Rocha construiu seu argumento ao ilustrar, com sua vivência de educador popular em trajetória pelo País, a proposta de transformação da educação por meio de posturas participativas.

Esse modelo sugere o envolvimento aprofundado dos profissionais com as diferentes realidades, necessidades e potenciais das comunidades onde atuam. “O carro-chefe desta transformação é entender que a cultura de cada local é um conjunto de saber, querer e fazer coletivo. O educador não deve limitar-se a ensinar, a ‘escolarizar’, mas precisa ajudar o povo a olhar a realidade, entender o que tem a oferecer e de que maneira poderá contribuir com a comunidade”, resumiu o entrevistado.
 
Tião Rocha
Luiz Carlos Custódio esclareceu que o tema Educação em Direitos Humanos é parte do método Educação em Diálogos, criado e adotado para intensificar o relacionamento que já existe em toda a rede. “Tião Rocha vem a ser um ótimo exemplo desta prática, que ainda soa inovadora, dada sua intensa experiência no trato direto com as várias realidades brasileiras. Araçatuba vai perceber a grande melhora decorrente deste aprendizado de hoje”.


Além de sua formação acadêmica e atuação como educador popular, Tião Rocha acumula o histórico de idealizador do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), organização não governamental sem fins lucrativos criada em 1984, e do Banco de Êxitos S/A - Solidariedade e Autonomia - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), iniciada em 2003, ambos em Belo Horizonte (MG).

Nenhum comentário: