AGENDA CULTURAL

4.9.15

Prefeitura anuncia aumento de 100% nas vagas de residência médica para faculdade de medicina

04.09.15 - A expressiva colocação de Araçatuba no processo de seleção para curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Preceptoria para Residência Médica no SUS (Sistema Único de Saúde) assegurou nova e importante conquista para o Município, no processo de estruturação da faculdade de medicina. O sexto lugar no Brasil, em número de médicos interessados, contribuiu para que o total de vagas dobrasse: de 30 para 60.

A informação foi confirmada na sexta-feira (4), pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP/HSL), de São Paulo, que promove o processo seletivo, com 1720 vagas no País. A instituição também informou que vagas remanescentes serão preenchidas, em outras cidades. As inscrições estão abertas no período de 31 de agosto a 8 de setembro, no sitewww.eventos.tmp.br/amp2015

O prefeito Cido Sério comemora mais essa vitória, “que dimensiona a importância da conquista da faculdade de medicina para Araçatuba, com apoio imprescindível da presidenta Dilma Rousseff. Essa conquista não é histórica apenas porque é um sonho com mais de 50 anos na cidade. É histórica porque vai transformar a qualidade dos serviços de saúde em Araçatuba. E o interesse da comunidade médica confirma essa importância”.

Futura gestora da Residência Médica, a enfermeira Lucila Bistafa diz que “a conquista reflete o bom desempenho da cidade no processo seletivo, enquanto outras nem atingiram o total de vagas. A nossa seleção foi concluída no mês de janeiro, com o anúncio dos 30 médicos. Só que os 47 profissionais que participaram (dentre 57 inscritos) foram aprovados na avaliação on-line realizada no dia 20 de dezembro, na Unitoledo. Portanto, os 47 estão garantidos, mediante confirmação, restando 13 vagas para preenchimento nessa nova etapa”. O grupo de gestores inclui os médicos Daniel Martins Ferreira Júnior e Stélios Fikaris.

A avaliação cognitiva será realizada novamente por meio eletrônico, no próximo dia 13 de setembro, com início às 10 horas (horário de Brasília) e duração de quatro horas. O local será divulgado até o dia 8 de setembro. A prova é uma das etapas do processo de seleção. Os outros critérios são análises da trajetória profissional, da intencionalidade e disponibilidade em ser preceptor de residência médica. A divulgação do resultado está prevista até o dia 2 de outubro, no mesmo endereço eletrônico.

CURSO

A Pós-Graduação começará em 2015, em Araçatuba. O curso gratuito de especialização em Preceptoria para Residência Médica no SUS possui carga total de 360 horas: são 288 horas presenciais e 72 horas de trabalho à distância.

Serão realizadas atividades educacionais sob orientação dos facilitadores de aprendizagem (gestores), utilizando-se metodologias ativas de ensino-aprendizagem. E dez encontros presenciais, cada um com três dias consecutivos e integrais de duração, no período de dez meses.

Nenhum comentário: