AGENDA CULTURAL

18.10.15

A avenida Paulista se torna um parque aos domingos

Avenida ficará fechada para carros todos os domingos das 9h às 17h.

Único carro na paulista neste domingo, 18/19/2015 
Algumas mães e seus filhos pequenos aproveitaram a abertura da Paulista para realizar um ato a favor da amamentação. Priscila Kotzent, de 28 anos, disse que poder ocupar a via faz toda a diferença. "Hoje a gente está atraindo os olhos de todos aqui, mesmo nesse friozinho. A princípio, a gente ia ficar no Masp, mas como a paulista está fechada para carros, decidimos vir para a rua e isso fez toda a diferença. Completou o cenário", disse


Cadeiras de praia também tiveram seu espaço na Avenida Paulista. A ideia veio dos movimentos Minha Sampa, Paulista Aberta e SampaPé. Ana Lívia Arida, de 31 anos, faz parte do Movimento Minha Sampa e afirmou que é hora de olhar a Paulista de um jeito diferente. "É um pouco inevitável associar o asfalto à praia do paulistano. Mas, agora temos que ver de um jeito diferente e positivo. O objetivo é que as pessoas possam curtir esse espaço de um outro jeito. Sentar, conversar, ler um livro e trazer mais um espaço de lazer aos paulistanos", disse.

Ricardo Oliva, arquiteto e ator, de 28 anos, também compareceu na Paulista aberta. Ele encarnou o Senhor Coxinha, para criticar o que chama de grupo mais "conservador" de São Paulo, que é contra algumas mudanças na cidade. Ele criou um canal nas redes sociais com o mesmo nome - Senhor Coxinha. A fantasia, de arame e espuma, custou cerca de R$ 100.
Sr. Coxinha
"Vou criar uma fantasia, um figurino de uma coxinha grande, e vou reproduzir o discurso dessa galera que tem o pensamento conservador, que tudo o que acontece na cidade - que pra mim é evolução - quer voltar atrás. Pessoal que só pensa no carro e no carro em primeiro lugar", disse.
A Paulista também recebeu um protesto pelo povo palestino. Em um dos cartazes havia a frase: "Embargo, militar à Israel já! Frente em defesa do povo palestino".
A Prefeitura avaliou que, nos dois testes já realizados em junho e agosto, não houve impacto significativo para o trânsito. O fechamento para veículos já tinha ocorrido no dia 28 de junho, para a inauguração da ciclovia da avenida, e em 23 de agosto, para a inauguração da ciclovia da Avenida Bernardino de Campos, continuação da Paulista na região do Paraíso. A administração também realizou audiências públicas para discutir o fechamento da Paulista para carros.
Paulista fechada para carros aos domingos
Linhas de ônibus
Vinte e quatro linhas de ônibus tiveram os itinerários alterados por conta da abertura da Avenida Paulista para ciclistas e pedestres. O transporte coletivo está à disposição e operando normalmente, de acordo com a São Paulo Transporte (SPTrans).
Os ônibus foram desviados para as vias paralelas à Avenida Paulista: Alameda Santos e Rua São Carlos do Pinhal. Também para a Rua Haddock Lobo, uma travessa da Paulista.
Confira abaixo os itinerários:
Para mais informações ligue 156 ou acesse www.sptrans.com.br


.

Nenhum comentário: