AGENDA CULTURAL

29.10.15

Brasileira residente na Alemanha recebe premiação do Concurso Internacional de Contos Cidade de Araçatuba

Maria Sílvia Vizoni Legarth recebendo como presente do secretário municipal de Cultura de Araçatuba pacote de livros de escritores locais
29.10.2015 - A penapolense Maria Silvia Vizoni Legarth, residente na Alemanha há 17 anos, compareceu à sede da Secretaria Municipal de Cultura, na quarta-feira (28), para receber premiação referente ao 3.º lugar na categoria internacional do 28.º Concurso Internacional de Contos Cidade de Araçatuba. Além de cinco exemplares da coletânea ‘Contos 2015’ e de livros de autores regionais, a contista recebeu congratulações do secretario de Cultura Hélio Consolaro.

Ele parabenizou a autora e elogiou o conto ‘As estações da primavera’. "Tive imediata identificação com a personagem”. O secretário também elogiou os demais contos inscritos, evidenciando que a cada ano a qualidade dos textos está melhor. "Todos são de altíssimo nível. Foi uma escolha bem difícil. Outro motivo de satisfação é que essa é a primeira vez que um premiado internacionalmente comparece para buscar a premiação".
 
Judith Vizoni, Mara Sívia Vizoni Legarth e o secretário municipal de Cultura Hélio Consolarol
Maria Silvia conta que a mãe dela, Judith Vizoni, ficou sabendo do concurso pela internet e a incentivou a participar. “O conto ‘As estações da primavera’ relata discussão entre mãe e filha, situação muito presente no dia a dia das famílias. A motivação para escrevê-lo teve origem na minha vida pessoal, a convivência com minha filha", revela a autora.

Escritora por hobby, ela não tinha texto publicado, sendo esse o primeiro concurso de que participa. E já pensa no próximo: "Agora, com outro pseudônimo", brinca a autora penapolense. Apesar do prêmio, Maria Silvia diz que a maior alegria é saber que seu texto será lido. "Independente da premiação, eu participaria do concurso só por isso. Essa é a melhor sensação".

A contista também ficou impressionada com a estrutura e o trabalho realizado pela Prefeitura em relação ao incentivo à cultura. "Estou surpresa ao saber o que vocês fazem pela cultura na cidade. E muita coisa!". A Prefeitura realiza anualmente o Concurso Internacional de Contos Cidade de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Cultura. 
 
Capa da antologia pulicada
MUNDO LUSÓFONO

O Concurso Internacional de Contos Cidade de Araçatuba (mundo lusófono) existe oficialmente há 30 anos. Em 2015, o homenageado foi o escritor Eddio Castanheira, natural de Mococa (1920 – 2001). Médico com quatro livros publicados e fundador da Academia Araçatubense de Letras, em 1992, ele escreveu crônicas que durante anos foram publicadas semanalmente em jornais de Araçatuba.

Um comentário:

Anônimo disse...

Importante esta iniciativa da Secretaria de Cultura de Araçatuba, que incentiva e reconhece a produção literária regional, como o conto de Maria Silvia Vizoni Legarth, cujo trabalho revela com simplicidade e poesia emoções e sentimentos humanos tão comuns das relações pessoais. Parabéns!