AGENDA CULTURAL

31.10.15

Faleceu Nilo Ikeda - Araçatuba

Nilo Ikeda, 73 anos, faleceu ontem, 30/10/2015, sexta-feira. Ex-vereador e ex-vice-prefeito de Araçatuba, exerceu várias legislaturas na Câmara Municipal de Araçatuba, sendo a última entre 2005-2008. Como diz a sabedoria popular: político só larga o cargo quando o povo expulsa, tira-o de lá. Nisso, Nilo não foi diferente.

Na eleição de 2008, não conseguiu reeleger-se. Depois disso,  a colônia japonesa não teve mais representante no legislativo araçatubense. Entre 1997 e 2000, no segundo mandato da ex-prefeita Germínia Venturolli, ele foi vice-prefeito. 

Quando cheguei à Câmara Municipal de Araçatuba como vereador, 1983, ele estava lá. Saí em 1989, ele continuou lá. Nunca fez um discurso, embora fosse advogado, orador. Ele me via afoito, querendo mudar o mundo sendo vereador, uma atitude quixotesca, por isso me dava conselhos e me ensinava os macetes da vida política. Aprendi pouco devido à minha personalidade e teimosia, mas esse diálogo entre o experiente e o inexperiente me fez valorizar a figura de Nilo Ikeda. 

Ikeda era o tipo de político que sua presença valorizava qualquer legenda partidária onde estivesse. Como legítimo japonês, sempre foi governo, começou Arena, passou a ser PDS e terminou no PP - o partido era o mesmo, apenas mudava o nome, adaptando-se à lei. Era coerente.

O sepultamento foi no dia de seu aniversário, 1.o de novembro de 2015, mereceu muitas coroas de flores. Os nisseis estiveram presentes para prestigiar o seu líder.

Um comentário:

Anônimo disse...

Meus sentimentos à família. Que Deus o tenha. Nilo Ikeda para mim foi um grande homem e um grande político. Homem simples, inteligente e honesto. Quando trabalhei nos jornais em Araçatuba ele sempre me tratou muitíssimo bem e sempre com respeito.

Nelson Gonçalves, jornalista