Capa do livro |
Fui fazer uma visita ao Unicolégio. Aquela escola particular que ousou nascer do outro lado da linha (ou da avenida dos Araçás), começou com duas salas de aula num salão comercial na esquina das ruas Porangaba com a Cacique e hoje toma conta de todo o quarteirão.
A Porangaba tem dado certo para muita gente. Do mesmo jeito que o Arlindo Araújo começou a sua veterinária naquele pedaço de Araçatuba e que hoje é uma megaclínica.
O Unicolégio é Joaribes Torquato, vindo lá de Bilac. A escola possui quatro sócios, mas ele é a referência: "Escola do Juca". Além de colega grevista, como diretor de escola estadual, Joaribes foi também meu patrão por um curto período.
Como secretário municipal de Cultura fui fazer-lhe uma visita. Afinal, sempre é bom visitar os amigos, principalmente aqueles que deram certo na vida.
Como o Juca é entusiasta pela educação, já me passou o livro produzido pelos alunos do ensino infantil III - até 9.o ano. Elogiou os alunos, os professores, demonstrou aquele encanto.
Professor Joaribes Torquato |
Na verdade, o prefeito prega constantemente o amor por Araçatuba e isso parece que contagiou a meninada do Unicolégio.
Editora Riani Costa LTDA foi a parceira na organização do livro, juntamente com os professores na seleção dos textos dos alunos. Eles perpassam por todos os temas de Araçatuba: cidade amiga, cidade do boi gordo, reforma da praça Rui Barbosa, os prédios históricos, está tudo lá.
Apesar de o livro já ter sido lançado com galhardia, estou até sugerindo ao professor Juca que aproveitemos o livro nos festejos dos 107 anos de Araçatuba no próximo dia 02 de dezembro. Pelo amor à nossa cidade se começa amar também a pátria.
LEIA REPORTAGEM SOBRE O PROF. JOARIBES TORQUATO
*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP
Um comentário:
Joaribes, o xodó do Seu Otávio... lá dos idos de 70. Saudades daquele sorriso largo, do pai mais orgulhoso do mundo, do mais meigo colega de trabalho do posto Alvorada. Abraços fraternos Joaribes. Ines
Postar um comentário