AGENDA CULTURAL

5.2.16

Cantando e ensinado


05.02.16 - A Prefeitura de Araçatuba promoveu na sexta-feira (5), por meio da Secretaria Municipal de Educação, a aula inaugural do ano letivo de 2016 da Rede Pública Municipal. O evento reuniu centenas de professores no teatro da Universidade Paulista (Unip), nos dois períodos, com início às 9 horas e 14h30. O secretário Luiz Carlos Custódio, de Educação, representou o prefeito Cido Sério.

A abordagem foi sobre o tema “Educação para o Amor no Desenvolvimento Pessoal”, definido para o ano letivo, sob coordenação do escritor, compositor e cantor Plínio de Oliveira. A Secretaria de Educação promove a palestra em todo começo de ano, visando aproximação entre os profissionais e para estimular inovações. “É sempre um momento de capacitação e aprimoramento, com profissional que acumula experiências diferenciadas. Nesse caso, com viés musical”, diz Marcos Benedito da Silva, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena (Neabi).
 
Luís Carlos Custódio - secretário municipal de Educação
PLÍNIO DE OLIVEIRA

O convidado para a aula inaugural – musicada – é escritor e atua profissionalmente como cantor, pianista, compositor, apresentador de TV. As canções dele, de vários estilos, trazem abordagens filosóficas sobre temas como a vida, o amor, a paz, o bem. “É só o que eu sei compor. É como respirar, um processo natural. São mais de 1000 composições, sendo que 600 delas já foram gravadas exclusivamente por mim”, conta Plínio de Oliveira.

Ele está no mercado da música há 32 anos. Começou a compor ao piano sozinho, aos oito anos. Com 16, Oliveira ganhou o primeiro prêmio em um festival de MPB e, aos 18 anos, começou a trabalhar como arranjador musical em diversos estúdios de gravação. “Essa é uma época que tem tudo a ver com amor, compaixão e prosperidade. A música também tem o poder de fazer o ouvinte refletir sobre seu conteúdo”.

Nenhum comentário: