AGENDA CULTURAL

25.2.16

Grupo Figueira da Viola se apresenta no Teatro Castro Alves

Atualizado em 27/02/2016

O Teatro Castro Alves, que fica localizado na rua Duque de Caxias, 29, Centro, vai receber neste sábado (27), ás 19h30, violeiros do grupo Figueira da Viola. Eles são conhecidos na região por tocar e cantar música raiz de violeiros famosos como Tônico e Tinoco, Trio Parada Dura, Tião Carreiro e outros.

O evento prestará homenagem aos violeiros Teodoro, Zé Lito, Sr Bueno, Paulinho, Itamar, Parreira, Serestino, Du Viola, Rei do Vale e Luiz Henrique. O grupo toca e canta vários estilos de música como, toada, rancheira, arrasta pé, rasquiado, guarânia, querumana, cateretê, polca, xote, chamamé e pagode, todos inspirados em Tião Carreiro. A entrada será gratuita.

Segundo a coordenadora do grupo, Manoela Sant’ana Trujílio, o grupo foi lançado oficialmente no dia 7 de Junho de 2009. A primeira apresentação de grande porte foi realizada no dia 8 de Outubro de 2011, em um evento que prestava homenagem em Tião Carreiro. O objetivo do grupo é resgatar, divulgar e valorizar a música raiz de Araçatuba e região. 

“Fazemos da musica raiz uma fonte de entretenimento para as pessoas que gostam do gênero”, comenta. “O nome do grupo foi inspirado em uma figueira que fica localizada no Museu Marechal Candido Rondon, próximo ao Terminal Rodoviário Urbano”.


Além de grandes eventos, o grupo também realiza apresentações em diversos bairros da cidade, inclusive na região. A apresentação contara com vários instrumentos como: Viola, sanfona, harpa, pandeiro, contrabaixo e outros instrumentos que lembram o gênero da musica raiz.



Nenhum comentário: