AGENDA CULTURAL

25.2.16

Programa Ação Jovem exibe filme para debater preconceito


23.02.16 - Com o objetivo de refletir sobre preconceito, o Programa Ação Jovem de Araçatuba está exibindo o filme ‘Billy Elliot’. A iniciativa da Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social teve início na terça-feira (23), para grupos dos bairros Etemp e Umuarama.

O coordenador Abel da Silva Andrade explica que a ação visa discutir questões de gênero, diversidade sexual e cultural. “De forma lúdica, debatemos sobre o tema para que se conscientizem da importância do respeito ao próximo, pois o objetivo do programa é orientar os jovens para o futuro”. A ação integra o eixo cidadania e educação. Ação Jovem atua em quatro frentes: trabalho e empreendedorismo, saúde, pluralidade cultural, lazer e cidadania.

O FILME

Billy Elliot é um garoto de onze anos que mora numa pequena cidade no norte da Inglaterra, onde as minas representam o principal meio de sobrevivência. Obrigado pelo pai a treinar boxe, ele fica fascinado com a magia do balé, que conhece na mesma academia do treinamento de boxe.

Incentivado pela professora de balé, que vê no garoto um talento nato para a dança, ele resolve pendurar as luvas de boxe e se dedicar de corpo e alma a essa arte. E terá de enfrentar a contrariedade do irmão e do pai, na nova atividade.

AÇÃO JOVEM

Implantado no Município em 2005, o Programa Ação Jovem estimula a conclusão da escolaridade básica, possibilitando aos beneficiários continuar o aprendizado para o desenvolvimento pessoal, inserção no mercado de trabalho e para fomentar a preparação visando o efetivo exercício da cidadania. Mantido pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Governo Estadual, o programa oferece atividades socioeducativas e uma bolsa-auxílio de R$ 80,00.

Localizado na avenida dos Araçás, s/n (antiga estação ferroviária), no centro da cidade, atende atualmente 279 jovens, com idades entre 15 e 24 anos, cuja renda familiar é de até meio salário mínimo por pessoa. O funcionamento é das 8h às 17h. Para participar, interessados devem estar matriculados e frequentando o Ensino Fundamental, Médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Nenhum comentário: