AGENDA CULTURAL

18.2.16

Rolê do prefeito no shopping

Hélio Consolaro*

Não tenho a autorização para fazer a defesa de nosso prefeito Cido Sério, nem precisaria me arvorar em tal coisa, porque ele marcou entrevista coletiva para o dia 24/2/2015, às 16h, no auditório da Prefeitura.

Mas a acusação e ilações sobre a licença de saúde do prefeito por pessoa que não devia  transitar livremente pelas ruas de Araçatuba, a não ser dentro de um camburão, me incomoda. Se me incomoda, eu escrevo. É que a lei antigamente era muito branda para corruptos.  

Alguns acham que tirar uma licença de saúde só é direito no caso de estar com as chagas expostas ou entubado num leito hospitalar. Fazer exames complementares de uma cirurgia, como a que foi submetido o prefeito (próstata), dispensa-se licença de saúde. Enganam-se ou são maldosos. 

Nos shoppings de Araçatuba, como no Calçadão, com certeza, temos pessoas com licença de saúde transitando por eles. Então, o prefeito saiu de seu apartamento para comprar algo para sua alimentação. E nisso, algum araçatubense viu o prefeito de sua cidade, em vez de cumprimentá-lo, perguntar-lhe como ia a sua saúde, resolveu retirar fotos como se ele estivesse cometendo um crime. Com as fotos, alimentou gente sem escrúpulos que perdeu as eleições em 2008 e 2012 e não se conforma.

Vamos supor que o prefeito está no enfado do último ano de mandato, cansado, por isso inventou uma doença para um descanso. Não iria inventar justamente a cirurgia da próstata, que propicia comentários desairosos. Daria a desculpa de uma doença genérica. 

Outro dia, eu estava conversando com um estrangeiro em visita ao Brasil, e ele me disse que as pessoas aqui perderam o respeito pelas autoridades, tanto no campo da esquerda como da direita, principalmente quando elas foram investidas pelo voto popular.    

Certamente, mesmo em convalescença, o prefeito não podia fazer um rolê no Shopping Iguatemi, porque é afro-descendente e pobre. Ainda mais, com apoio do povo, se atreveu a ser prefeito por dois mandatos consecutivos. A mentalidade escravocrata ainda se faz presente entre nós. 

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Nenhum comentário: