AGENDA CULTURAL

16.6.16

Conscientização sobre a violência contra pessoa idosa em Araçatuba

A secretária Marta Dourado abrindo o evento
15.06.16 - A Prefeitura de Araçatuba promoveu na quarta-feira (15), Dia Mundial de Conscientização sobre Violência contra a Pessoa Idosa, abertura da Semana de Combate à Violência contra Pessoa Idosa, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. As atividades são organizadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

A secretária Marta Dourado, de Assistência Social, coordenou as atividades, ao lado do secretário de Assuntos Jurídicos, Tadami Kawata, que representou o prefeito Carlos Hernandes. O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Marcos Francisco Alves, também participou da abertura ocorrida no teatro da Universidade Paulista (Unip).

O evento teve início com a brincadeira dos sete erros ‘casa segura’, coordenada por Maurício Rufino, idealizador do projeto Bem-Estar. De forma lúdica e interativa, ele utilizou um telão para identificar algumas adaptações que a residência de uma pessoa idosa precisar ter para prevenção de acidentes domésticos.

Na sequência, palestra socioeducativa foi ministrada pelo médico geriatra Luis Fernando Salvariego para profissionais de saúde, da rede de assistência social, idosos usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Convivência do Idoso (CCI) e do projeto Bem-Estar. Ele abordou formas de violência contra o idoso – estrutural, interpessoal, institucional – e o perfil do agressor, que em 64% dos casos são os próprios filhos; 80% das violências contra a pessoa idosa são interpessoais. A atividade teve participação de Cristiano da Silva, psicólogo da equipe geriátrica do palestrante: “A maior parte das violências ocorre na própria família”.

A secretária Marta Dourado destacou que o Brasil tem 20 milhões de idosos, totalizando 11% da população. “Nós sabemos que cabe, ao poder público, efetivar políticas públicas para assegurar qualidade de vida ao idoso. E eu tenho orgulho de dizer que o governo dos prefeitos Cido Sério e Carlos Hernandes tem feito o dever de casa. Nós temos CCI, cinco unidades do Cras, convênios com 20 entidades sociais; juntos, esses programas oferecem uma série de atividades que promovem a valorização e melhoria da qualidade de vida dos idosos assistidos”.

Segundo o coordenador do Creas, Edson Neves Terra Júnior, até o final da semana será realizada uma série de ações em igrejas e instituições – crenças diversas – na área central da cidade. “Identificamos que o maior número de idosos está concentrado nessa região, de onde não constam denúncias de violência contra a pessoa idosa. Por isso, fizemos essa opção, além de ser local com vários idosos que não são referenciados pela Assistência Social”.

O Dia Mundial de Conscientização sobre Violência contra a Pessoa Idosa, em 15 de junho, foi instituído no ano de 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa. O objetivo foi o de criar uma consciência mundial, social e política sobre a existência da violência contra a pessoa idosa e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal. Disque 100 é o serviço de denúncias em caso de suspeita de qualquer tipo de abuso.

CREAS

Criado em Araçatuba no ano de 2009, Creas é direcionado ao atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência, com os objetivos de fazer com que superem o trauma e interrompam o ciclo da violência, por meio de atendimentos psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, com funcionamento das 8h às 17h30.

Localizado na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, Creas possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes, e Serviço de Medida Socioeducativa (adolescentes que cometem atos infracionais).

Nenhum comentário: